Foto: Elvis Palma

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) emitiu no começo da tarde desta segunda-feira, 31, uma nota oficial sobre a situação do esgoto na praia do Mar Grosso, divulgada recentemente pelo Portal Agora Laguna.

Segundo a estatal, uma equipe com mais de trinta profissionais está atuando na resolução do problema, causado há cerca de um mês pelo entupimento do emissário submarino. “Tão logo seja identificada a ponta, será iniciada a dragagem para remover as toneladas de areia que obstruem o sistema”, diz a nota.

Mais cedo, a prefeitura de Laguna também emitiu um comunicado sobre o assunto, que, inclusive, foi tema de reunião realizada no domingo, 30, no centro administrativo municipal.

Confira a nota da Casan na íntegra

A CASAN informa aos moradores e visitantes de Laguna que está desenvolvendo todos os esforços para solucionar os problemas que afetam a operação do sistema de esgoto na região do Mar Grosso. Uma força-tarefa de mais de 30 profissionais, incluindo técnicos, engenheiros e mergulhadores de uma empresa especializada está envolvida em uma grande operação para desenterrar a ponta do emissário submarino, cuja obstrução impede o escoamento do efluente para alto-mar.

Nem sempre as condições do mar e do vento têm sido favoráveis, mas neste fim de semana os mergulhadores localizaram o que seria a extremidade da tubulação, gerando uma expectativa um pouco mais positiva. Tão logo seja identificada a ponta, será iniciada a dragagem para remover as toneladas de areia que obstruem o sistema.

Em paralelo à operação de alto-mar, a Companhia vem realizando inúmeras ações terrestres para transferir o efluente excedente, entre elas a sucção e transporte com ajuda de uma frota de caminhões hidrojato. Sabemos que a movimentação de técnicos, veículos pesados e compressores, noite e dia, geram transtornos, ainda mais na alta temporada. Pedimos desculpas e compreensão, assegurando a todos que a normalização do sistema de esgotamento de Laguna é assunto prioritário para a Companhia, sem trégua alguma neste período de virada de ano.