O Senadinho Agora Laguna iniciou, na terça-feira, 7, a série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura da cidade juliana. O primeiro entrevistado, conforme sorteio, foi Norton de Araújo Mattos, que está à disposição do Podemos, partido que estreia na cena política lagunense.
Ao longo de pouco mais de uma hora de entrevista, o pré-candidato comentou da vontade de ser prefeito, de como surgiu a candidatura, sobre a exoneração e outros assuntos. Confira os principais tópicos:
- EXONERAÇÃO: Norton Mattos era procurador do município até o mês passado e, mesmo podendo ficar no cargo até quatro meses antes da eleição, foi exonerado e se mostrou surpreso. “Acredito que não tenha relação com isso [entrevista do presidente do partido à Rádio Hiper]. […] A gente sabe das conversas de bastidores, mas não”, comentou.
- GOVERNO SAMIR: Perguntado sobre qual nota daria para a gestão municipal, o ex-procurador afirmou que dava nota sete. “É complicado, mas eu vejo que seria um sete. Entregou coisas e deixou a desejar em outras”, justificou. Em outro ponto, afirmou: “Se fosse para ser uma continuação, não estaria me colocando à disposição, mas não estou criticando a atual gestão”.
- COMISSIONADOS: Ao comentar sobre o setor licitatório do município, afirmou que o grande problema são os cargos comissionados em excesso. “Temos apenas um efetivo de carreira. Da comissão, acredito [que façam parte] uns cinco ou seis”. Em outro trecho, afirmou: “Tem que realizar um concurso público, para que o servidor efetivo e de carreira façam a ponta, o meio da administração municipal.
- PRIORIDADES BÁSICAS: “Os maiores objetivos: a questão da iluminação pública, coleta de lixo e a limpeza do passeio público. São os três pilares básicos”, elencou. “Não é algo que seja como um objetivo, é o mínimo do que tem que ser feito e depois, temos que trabalhar o desenvolvimento da cidade”.
- CONVERSAS: Indagado sobre as conversas políticas com outros partidos e pré-candidatos, disse que não tem restrições com outros concorrentes. “Encomendei uma pesquisa para analisar quais os pontos fortes e fracos de cada pré-candidato e a partir dessa análise, vamos convidar os demais partido para uma conversa. […] Não tenho inimizade nem restrição com nenhum dos pré-candidatos. Alguns tenho contato mais próximo e tem candidato que nunca conversei”.
- SECRETARIADO: Numa eventual vitória, afirmou que o critério principal para a escolha do secretariado seria a confiança. “Confiar no secretário, botar minha mão no fogo. Eles vão ser as pessoas que vão estar na ponta, respondendo, trazendo as informações diretas, sendo a conexão com o prefeito”, disse.
- ROBERTO ALVES: Questionado sobre a influência do ex-vereador no Podemos, foi categórico: “[Ele] Não tem nada a ver. Quando construímos, convidamos os vereadores para fazerem parte, o presidente do partido também fez parte de toda essa articulação […] Sem interferência da pessoa [Roberto Carlos Alves]”.
A entrevista com o pré-candidato Norton de Araújo Mattos pode ser assistida na íntegra, em vídeo, no topo da matéria. O Senadinho terá uma nova edição na próxima terça-feira, 14 de maio. A realização das entrevistas acompanha a ordem a seguir:
- 14/mai – Mauro Vargas Candemil (MDB)
- 21/mai – Célio Antônio (PT)
- 28/mai – Lauro Marinho (Solidariedade)**
- 4/jun –Nilson Coelho Filho (Progressistas)**
- 11/jun – Hélcio Balbinot (União Brasil)
- 18/jun – Leandro Schiefler Bento (PSDB)
- 25/jun – Deise Daiana Xavier Cardoso (Republicanos)
- 2/jul – Peterson Crippa da Silva (PL)
- 9/jul – Zeno Alano Vieira (PRD)*
Como assistir
O programa Senadinho vai ao ar semanalmente às terças-feiras, a partir das 20h. Além dos jornalistas convidados para fazer questionamentos e dos apresentadores do Senadinho, os internautas também poderão perguntar e interagir com o programa através dos comentários durante a transmissão e pelo WhatsApp (48) 9 9918-7249. É possível assistir às entrevistas em tempo real pelo:
Senadinho Agora Laguna
Produzido pelo Portal Agora Laguna, o Senadinho é um oferecimento de Mundo Bambini, Café Matriz, Corretas Contabilidade, Rede Unip e Elvis Palma Fotografias.
* O político e o partido informaram da pré-candidatura apenas na quarta-feira, 1º, quando o programa já havia ido ao ar. Por este motivo, foi inserido após a sequência sorteada, conforme explicado na transmissão original.
** Em comum acordo, os pré-candidatos aceitaram a inversão de datas em relação ao sorteio original.