Comendador Rocha promove Dia da Família amanhã

Encontro seria realizado na semana passada, mas em razão da previsão de mau tempo foi adiado. 
Divulgação/EEBCR

Uma das mais tradicionais unidades de ensino lagunense, a escola Comendador Rocha promove neste sábado, 20, a partir das 9h, o Dia da Família na Escola.

A programação prevê apresentações escolares e culturais, com Studio Voga, grupo Daniele Godoy Herança Cultural (capoeira), Sesc e escola de samba Brinca Quem Pode. Agora Laguna é uma das instituições locais convidadas.

O encontro seria realizado na semana passada, mas em razão da previsão de mau tempo foi adiado.

Sobre a escola

Moradores mais antigos da região da antiga Roseta (transformada em bairro Progresso, em 1967) contavam que em 1909, surgiu a primeira escola da comunidade funcionando em uma pequena sala, onde a professora Ondina Pinho lecionava para os alunos iniciais. Algum tempo depois, o colégio foi levado para o bairro Campo de Fora, atuando como uma escola isolada.

Com recursos doados pelo comendador lagunense José Ignácio da Rocha, um novo prédio foi construído em 1926, também no Campo de Fora, para sediar a escola, cuja autorização de funcionamento viria a ser fornecida apenas em decreto em 1954.

O nome do colégio passou a homenagear o doador dos fundos necessários para a construção da edificação. Com o crescimento educacional, a escola voltaria às origens, indo para o bairro Progresso anos depois. Em 2004, foi inaugurada a nova sede.

Em mais de um século de existência, o colégio atuou na formação de muitos jovens ao longo do tempo e auxiliou na propagação do ensino com muito zelo. Ao longo desses anos, o educandário vem cumprindo com dedicação sua missão, sempre focando na cidadania, resgate dos valores éticos e desenvolvimento pleno dos estudantes. Hoje, possui apenas o ensino fundamental, contando atualmente com 990 estudantes divididos em dois turnos.