Último dia de verão quente em SC

Ainda no final da manhã, a aproximação de instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e a umidade provocam temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, iniciando nas regiões de divisa com o RS e se propagando em direção ao norte de SC.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

O último dia de verão promete seguir com altas temperaturas em toda a região. O outono inicia à 0h06 desta quarta-feira, 20, no hemisfério sul.

No amanhecer de terça-feira, 19, a condição é de predomínio de sol entre nuvens no estado. Ainda no final da manhã, a aproximação de instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e a umidade provocam temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, iniciando nas regiões de divisa com o RS e se propagando em direção ao norte de SC. As temperaturas no período da tarde ficam na casa dos 34°C em todo o litoral e Vale do Itajaí e variam entre 30°C e 33°C no Grande Oeste e Planalto Norte.

Assim como nos dias anteriores, o dia amanhece com predomínio de sol e variação de nuvens em Santa Catarina na quarta-feira, 20. Entre a tarde e a noite, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa pelo estado, principalmente do Meio-Oeste aos planaltos.

Na quinta, 21, uma frente fria avança em direção ao estado a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul provocando temporais com chuva intensa, queda de granizo, rajadas de vento e descargas elétricas. Na sexta-feira, 22, a entrada de um sistema de alta pressão e de uma massa de ar frio firma o tempo e provoca queda das temperaturas em Santa Catarina.

Confira os detalhes

Terça-feira (19/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados na tarde e noite.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: convecção isolada associada ao aquecimento e áreas de baixa pressão.

Quarta-feira (20/03):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens a partir da tarde e pancadas de chuva e temporais localizados devido ao aquecimento e uma frente fria que chega ao RS.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul e associadas às trovoadas da tarde e noite.

Quinta-feira (21/03):
Tempo: instável com pancadas de chuva e temporais localizados em SC, devido a passagem de uma frente fria. No oeste e sul do estado o tempo melhora no decorrer do dia e nas demais regiões à noite com o avanço de uma massa de ar mais seco e frio.
Temperatura: em declínio.
Vento: noroeste a sul, moderado a forte, com rajadas de 50 a 70km/h no Planalto Sul e Litoral.

Sexta-feira (22/03):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. No Litoral Norte, chuva isolada na madrugada e manhã.
Temperatura: mais amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.