Terça-feira segue com risco de temporais localizados e chuva

Ao longo da manhã as instabilidades intensificam e se espalham pelo estado, causando pancadas com trovoadas e temporais, sendo mais intensos do centro ao leste do estado. Com o afastamento lento da frente fria, entre o final da tarde e à noite o tempo começa a estabilizar a partir do oeste catarinense.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Com a atuação da frente fria, a terça-feira, 5, já inicia chuvosa desde a madrugada nas áreas de divisa com o RS, no litoral e em suas proximidades. Ao longo da manhã as instabilidades intensificam e se espalham pelo estado, causando pancadas com trovoadas e temporais, sendo mais intensos do centro ao leste do estado. Com o afastamento lento da frente fria, entre o final da tarde e à noite o tempo começa a estabilizar a partir do oeste catarinense.

Na quarta, 6, na retaguarda da frente fria que se afastou do estado, um sistema de alta pressão passa a influenciar o tempo no estado com o dia iniciando com bastante nuvens do centro ao leste do estado e com céu mais aberto no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul. Na madrugada, ocorre chuva fraca e isolada do Baixo Vale ao Litoral Norte que cessa ao longo da manhã. A partir da tarde e nebulosidade aumenta em todas as regiões devido à combinação de calor e umidade e ocorrem temporais bem isolados e pancadas de chuva, principalmente no Grande Oeste. No litoral ocorre chuva fraca e isolada devido à circulação marítima ao longo da noite.

Entre a quinta-feira, 7, e a sexta-feira, 8, as condições são bem parecidas, o dia inicia com bastante nebulosidade no centro e leste catarinense, com chuva fraca e isolada em alguns pontos do litoral e com sol e variação de nuvens no Grande Oeste. Entre as tardes e noites, a disponibilidade de calor e umidade fornecem condições para a formação de pancadas de chuva e temporais isolados.

Confira os detalhes

Terça-feira (05/03):
Tempo: instável com chuva e risco de temporais localizados na madrugada e à tarde. O tempo melhora no fim da tarde e noite, começando pelo oeste e sul do estado.
Temperatura: mais baixa em relação aos dias anteriores.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
Sistema: frente fria próxima do litoral de SC e avanço de uma alta pressão.

Quarta-feira (06/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral Norte na madrugada, manhã e à noite devido a circulação marítima. No oeste, pancada isolada de chuva à tarde.
Temperatura: amena, em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (07/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte na madrugada, manhã e à noite devido a circulação marítima. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste , pancada isolada de chuva entre tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (08/03):
Tempo:
instável com aumento de nuvens e chuva em SC, no decorrer do dia, devido a formação de um sistema de baixa pressão.
Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens e chuva.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.