Sol e tardes mais quentes em SC

A partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece o aumento de nuvens em todo o estado, com chance de pancadas de chuva e algumas trovoadas no Grande Oeste.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Nesta quarta-feira, 27, o dia inicia semelhante aos anteriores, com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste e sol com variação de nuvens por SC. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece o aumento de nuvens em todo o estado, com chance de pancadas de chuva e algumas trovoadas no Grande Oeste. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e na costa catarinense e marcam entre 7 e 17°C no restante do estado. As máximas oscilam entre 23 e 32°C no Grande Oeste e variam entre 17 e 27°C nas demais regiões.

A quinta-feira, 28, começa com sol e variação de nuvens, mas a partir da tarde a condição de tempo no estado começa a mudar, e a combinação de calor e umidade com a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão), fornece condições para a formação de pancadas de chuva com trovoadas e de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de chuva intensa em curto período de tempo, principalmente do Extremo Oeste ao Litoral Sul. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 24 e 32°C em SC.

Na sexta, 29, o sol aparece entre nuvens em todo estado favorecendo a elevação das temperaturas, que variam próximas a 30°C em todas as regiões. Entre a tarde e as noite, a influência de um cavado e o calor combinado a umidade, provocam pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado, com risco moderado para ocorrências associadas aos temporais. No sábado, 30, com o afastamento das instabilidades o tempo fica com sol e variação de nuvens na maior parte do período, com chuva fraca e isolada nos extremos do dia no litoral e em áreas próximas, devido a circulação marítima.

Confira os detalhes

Quarta-feira (27/03):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. No oeste e sul do estado aumento de nuvens à tarde com chuva isolada especialmente no Meio-Oeste e Planalto Sul.
Temperatura: mais amena ao amanhecer e quente à tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil. Convecção isolada à tarde em SC.

Quinta-feira (28/03):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. A partir da tarde pancadas bem isoladas de chuva devido ao calor e um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sexta-feira (29/03):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC e chuva especialmente na tarde e noite devido a um cavado (área de baixa pressão). Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sábado (30/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva isolada do Planalto ao Litoral devido a um sistema de baixa pressão próximo da costa.
Temperatura: elevada, mais alta no oeste do estado.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.