#SóAcho: Na política, nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança, cai

Um resumo dos principais fatos da semana, na visão e nas lentes de Elvis Palma.
Divulgação

VALE TUDO: É o que vem pela frente em nossa cidade. É bom ficar atento a tudo e principalmente a todos que estão em busca de uma cadeira, tanto de prefeito e vice, como na câmara municipal. Uns, claro, jogam sujo, outros não, sabem fazer a política boa, aquela que nos faz acreditar no futuro. Nem tudo que reluz é ouro, lembre-se disso e não esqueça, nem tudo que balança cai.

POLÍTICA I: Uma das primeiras movimentações políticas durante a janela partidária deve ser a confirmação da filiação da vereadora do MDB, Deise Daiana Xavier Cardoso, ao partido Republicanos. O evento foi marcado para domingo dia 10, em referência ao número eleitoral usado pela legenda. O convite cita que o ato de filiação terá a presença do ex-governador e presidente estadual da legenda no estado, Carlos Moisés, e do deputado estadual Sérgio Motta. A assinatura da ficha vai ocorrer na travessa Luiz Nery, nº 7, no Centro, a partir das 17h.

POLÍTICA II: O partido Progressistas anunciou um evento em que deve divulgar os novos filiados. A reunião foi marcada para a próxima segunda-feira dia 11, em referência ao número eleitoral usado pela legenda. Em fevereiro, a sigla, que já comandou o município em quatro oportunidades, passou a ser presidida pelo empresário Nilson Coelho Filho, o Nilsinho, que foi anunciado como pré-candidato do partido à prefeitura. O evento será no Espaço Celebrar, Mato Alto, às 20h11.

JANELA ABERTA: Agora é chegada a hora de realmente se desenhar a política local. Entre tapas e beijos não estranhe certas alianças que irão aparecer pela frente. O passado é passado, agora o que vale é o que vai se construir até outubro na hora do ‘confirma‘.

 A TOMADA DE LAGUNA 2024 começa na próxima semana. As apresentações acontecem nos dias 13 (solidário), 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28 e 30 de março junto às docas do Mercado Público, ao ar livre. Com expectativa de um público de cerca de 15 mil pessoas, a teatralização da ‘Tomada de Laguna’ está baseada nos fatos reais que aconteceram em 22 de julho de 1839 no mesmo local da encenação, contando parte dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da República Catarinense, a derrota das forças do Império, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giusepe. A ‘Tomada de Laguna’ é uma realização do Instituto CulturAnita, com patrocínio da Celesc e apoio do Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Laguna. Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos on-line no site https://tomadadelaguna.com.br onde é possível escolher os lugares em cadeiras individuais, entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária.

Divulgação/CulturAnita

TRÂNSITO ALTERADO no Centro Histórico nesse começo de mês com a montagem das estruturas do espetáculo ‘Tomada de Laguna’. O processo começou na última sexta-feira. No trecho entre o posto Miramar (referência) e o Mercado Público, a circulação estará fechada. Assim, o fluxo será alterado para a rua Gustavo Richard. Já o abrigo de passageiros em frente ao mercado também mudará. O embarque nos coletivos com destino ao interior do município será realizado em frente à loja Casa São Paulo (referência). Motoristas devem ficar atentos as mudanças.

CHEGOU SEIVAL: A chegada da réplica histórica do barco Seival deu a dimensão do que será a ‘Tomada de Laguna’, que começa no próximo dia 13. Ao entrar no Molhes da Barra acompanhado da embarcação Itaparica, o Seival reviveu uma história que remonta ao ano de 1839, quando Giuseppe Garibaldi liderou a expedição que resultou na proclamação da República Catarinense. A réplica do barco partiu no dia 1° de março, da Barra do Ribeiro, perto de Guaíba (RS), com destino ao Sul de Santa Catarina. A expedição é comandada pelo professor Antônio Rodrigues, que liderou o projeto de construção da réplica do barco usado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna e que agora será utilizada no espetáculo que acontece de 13 a 30 de março. Com uma tripulação de sete pessoas, a embarcação chegou na manhã de ontem, depois de uma viagem tranquila. A rota feita 185 anos depois da viagem original chegou ao Centro Histórico, utilizando o canal da Barra do Camacho, diferente do que fez o comandante Garibaldi, surpreendendo os imperiais que aguardavam neste ponto.

Divulgação/Tomada de Laguna

URUGUAI E ITÁLIA: Estarão representados na ‘Tomada de Laguna‘. O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, visitará a cidade no fim de março. O diplomata deve acompanhar a encenação do espetáculo teatral. A cônsul geral Eugênia Tiziana Berti, que representa a Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, é a segunda autoridade internacional que também virá.

SENHOR DOS PASSOS: As tradicionais celebrações religiosas iniciaram na segunda-feira dia 4, e se estendem até o dia 17 de março, com o ato de encontro das imagens do Senhor Dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e participação das bandas Carlos Gomes e União dos Artistas. Os eventos religiosos serão centralizados na capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, localizada no hospital de caridade. A iniciativa é da Irmandade Senhor Bom Jesus dos Passos com colaboração da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio. No domingo dia 10, às 18h acontece a saída da imagem de Nossa Senhora das Dores para a capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso. Todas as comunidades são convidadas para esse momento de oração.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

UM DIA DEDICADO A ELAS: Que cada mulher se sinta valorizada, respeitada e empoderada, não apenas hoje, mas todos os dias do ano. Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres que continuam a desafiar limites, quebrar barreiras e inspirar mudanças. Deixo o meu abraço pelo seu papel fundamental na sociedade, e que todas tenham um dia maravilhoso e repleto de reconhecimento.

FINALIZANDO: “Arrisque mais do que é necessário. Saiba mais do que é normal. Seja forte. Mostre coragem. Respire. Delete. Ame. Fale a sua verdade. Viva seus valores. Ria. Chore. Inove. Simplifique. Ignore a mediocridade. Aponte para o gênio. Continue humilde. Seja mais amável do que o esperado. Entregue mais do que é necessário. Exale paixão. Quebre seus limites. Transcenda seus medos. Inspire outros por sua grandeza. Sonhe grande, mas comece pequeno, aja agora. Não pare. Mude o mundo”.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next