Semana ensolarada e quente em SC

Somente no litoral e em suas proximidades a nebulosidade aumenta entre a tarde e à noite devido a presença de umidade na atmosfera.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Na segunda-feira, 11, a atuação de um sistema de alta pressão no estado, mantém o tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Somente no litoral e em suas proximidades a nebulosidade aumenta entre a tarde e à noite devido a presença de umidade na atmosfera. No amanhecer as temperaturas mínimas variam entre 8 e 15°C nos pontos mais altos de SC, marcam entre 15 e 19°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e oscilam entre 19 e 24°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas variam entre 27 e 37°C no Oeste, Extremo Oeste, no Litoral Sul e no Litoral Norte, marcam entre 24 e 25°C.

A terça-feira, 12, será mais um dia de tempo estável, devido a massa de ar seco que atua no estado. A manhã inicia com predomínio de sol no Oeste e Extremo Oeste e com presença de nuvens do Meio-Oeste ao litoral, mas ao longo da manhã o sol passa a predominar em todas as regiões. As máximas marcam em torno de 28° nos pontos mais altos da Serra e entre 30 e 35°C pelo estado.

Entre quarta-feira, 13, e a sexta, 15, o tempo firme continua predominando em todo o estado. Nestes dias, o fluxo de calor do norte do país favorece o aumento das temperaturas, com máximas que passam dos 30°C em todo o estado. Na sexta, entre a tarde e a noite, volta a condição de pancadas de chuva para o estado, com risco baixo para ocorrências associadas. Nas tardes da quinta e da sexta-feira, no Extremo Oeste e em pontos do litoral, as temperaturas chegam próximas ou devem ultrapassar os 40°C.

Confira os detalhes

Segunda-feira (11/03):
Tempo: ensolarado em todas as regiões de SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte chuva isolada no início de fim dia devido a circulação marítima.
Temperatura: elevada, com máximas acima de 30°C em todas as regiões.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Terça a quinta-feira (12 a 14/03):
Tempo:
seco e ensolarado em SC devido a uma massa de ar quente e seco.
Temperatura: elevada, com máximas acima de 35°C no oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.