Sábado de tempo instável em SC

À tarde as temperaturas sobem bastante no estado, e esse aquecimento aliado à oferta de umidade e à passagem de uma frente fria por SC que reforça as instabilidades, fornece condições para temporais.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

O sábado, 9, inicia novamente com bastante nebulosidade no centro e leste do estado, com chuva no litoral e com sol e variação de nuvens no Grande Oeste. À tarde as temperaturas sobem bastante no estado, e esse aquecimento aliado à oferta de umidade e à passagem de uma frente fria por SC que reforça as instabilidades, fornece condições para temporais acompanhados de eventual queda de granizo, descargas elétricas, chuva intensa em curto período de tempo e de rajadas intensas de vento.

Na madrugada do domingo, 10, a frente fria já se afasta de SC dando lugar a um sistema de alta pressão que passa a atuar no estado, mas ainda provoca chuva em regiões à nordeste do estado. O dia amanhece com tempo nublado no litoral e com sol e variação de nuvens nas demais áreas. Entre a tarde e à noite são esperadas pancadas esparsas de chuva devido a combinação de calor e umidade no Grande Oeste e à circulação marítima no litoral.

Entre a segunda-feira, 11, e a terça-feira, 12, a influência de uma alta pressão atmosférica favorece o predomínio de tempo firme em SC, apenas com chance de chuva fraca no litoral nos extremos do dia. As manhãs serão de temperaturas amenas, mas à tarde as máximas variam entre 26 e 35°C pelo estado.

Confira os detalhes

Sábado (09/03):
Tempo: no leste do estado mais nuvens e chuva, mais intensa na madrugada no Litoral, e com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões variação de nuvens com sol e chuva a partir da tarde. Risco de temporais isolados a partir da tarde.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral na madrugada e manhã.
Sistema: áreas de baixa pressão atuando em SC e aproximação de uma frente fria.

Domingo (10/03):
Tempo: início de manhã com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do estado, com chuva especialmente no Litoral Norte, associada a passagem da frente fria. No decorrer do dia, predomínio de em todas as regiões de SC devido a chegada de uma alta pressão.
Temperatura: elevada.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda e Terça-feira (11 e 12/03):
Tempo: seco e ensolarado em SC, com chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte especialmente no período noturno e amanhecer devido a circulação marítima.
Temperatura: elevada.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.