Outono inicia com sol e calor; tempo muda na quinta

A quarta inicia com sol e variação da nebulosidade em Santa Catarina, mas a combinação de calor e umidade faz com que o tempo mude a partir da tarde. Há previsão de novos temporais, desta vez mais isolados em comparação ao dia anterior.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Começou oficialmente o outono no hemisfério Sul, às 0h06 desta quarta-feira, 20. A estação é conhecida como transição do verão para o inverno e por isso, a tendência é que a estação comece com períodos mais quentes, intercalados por períodos mais frios que tendem a ficar cada vez mais frequentes.

A quarta inicia com sol e variação da nebulosidade em Santa Catarina, mas a combinação de calor e umidade faz com que o tempo mude a partir da tarde. Há previsão de novos temporais, desta vez mais isolados em comparação ao dia anterior. As temperaturas seguem elevadas à tarde, com máximas entre 29°C e 33°C na maior parte do estado.

Já na manhã da quinta-feira, 21, o avanço de uma frente fria traz condições para temporais com chuva intensa, raios, vendaval e queda de granizo a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se espalhando para o restante do estado ao longo do dia. Os ventos mudam do quadrante norte para sul e as rajadas variam entre 50 e 70 km/h no estado, podendo ser ultrapassadas durante os temporais.

Na sexta, 22, e no sábado, 23, um sistema de alta pressão e de uma massa de ar frio firma o tempo em boa parte de Santa Catarina, mantendo a chance de chuva fraca apenas no litoral. Além disso, as temperaturas diminuem significativamente em comparação aos dias anteriores, com mínimas em torno de 11 a 14°C e máximas que não passam de 25°C.

Confira os detalhes

Quarta-feira (20/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas isoladas de chuva e temporais localizados a partir da tarde.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Sistema: forte aquecimento e chegada de uma frente fria ao RS.

Quinta-feira (21/03):
Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul condição de pancadas de chuva a partir da manhã devido a passagem de uma frente fria. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e chuva na tarde e noite. Risco de temporais localizados. No fim da tarde e à noite o tempo melhora com o avanço de uma massa de ar mais seco e frio.
Temperatura: elevada com ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste/noroeste a sul, moderado a forte, com rajadas de 50 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral.

Sexta-feira (22/03):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. No Litoral Norte, chuva isolada na madrugada e manhã.
Temperatura: mais amena em todo o estado devido a uma massa de ar mais frio.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sábado (23/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, mais nublado com chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devido a circulação marítima.
Temperatura: amena ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.