Lixo eletrônico é coletado em Pescaria Brava

Logística reserva tem a intenção de fazer a destinação correta e sustentável de resíduos pós-consumo, sendo caracterizada por um conjunto de ações que viabilizam a coleta e devolução dos resíduos as empresas responsáveis pela geração deles.
Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Em Pescaria Brava, a prefeitura anunciou a continuidade da iniciativa Penso, Logo Destino, um programa de incentivo à logística reversa de eletroeletrônico, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. A ação foca nas cidades com menos de 20 mil habitantes, caso do município vizinho de Laguna.

A logística reserva tem a intenção de fazer a destinação correta e sustentável de resíduos pós-consumo, sendo caracterizada por um conjunto de ações que viabilizam a coleta e devolução dos resíduos as empresas responsáveis pela geração deles.

Os pontos de coleta são: as sedes da prefeitura e da Secretaria de Agricultura, e as unidades escolares da rede de ensino municipal.

Podem ser descartados: amplificadores de áudio, aparelhos de televisão, alto-falantes, caixas de som, calculadoras, câmeras de vídeo e fotográficas, carregadores, controles remotos, copiadoras, CPU, desktops, DVD player, fone de ouvido, gravadores de áudio ou de vídeo, home theater, impressoras, lanternas, modems, monitores em geral, mouses, notebooks, projetores de vídeo, roteador, scanners, tablets, teclados, telefones em geral, aparelhos de barbear, depilar e cortar cabelo, aspirador de pó, balanças, furadeiras e parafusadeiras, prancha de cabelo, secador de cabelo, serras lixadeiras, ventiladores de mesa, batedeira, churrasqueira elétrica, fritadeira, espremedor de frutas, liquidificadores, forno elétrico, panela elétrica ou sanduicheira, por exemplo.

Os pontos de coleta não recebem lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celulares avulsos, CDs, DVDs, fitas VHS, disquete, toners e cartuchos de impressora. Também não recolhem os eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, micro-ondas, lavadora de louça e roupas, condicionadores de ar, purificadores de água).