Frente fria traz temporais com ventos intensos nesta quinta

Nesta quinta-feira, 21, o tempo muda em SC com o avanço de uma frente fria, que traz chuva para a maioria das regiões, começando pelas áreas de divisa com o RS a partir do final da madrugada e início da manhã, se estendendo para as demais áreas no decorrer do dia.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Nesta quinta-feira, 21, o tempo muda em SC com o avanço de uma frente fria, que traz chuva para a maioria das regiões, começando pelas áreas de divisa com o RS a partir do final da madrugada e início da manhã, se estendendo para as demais áreas no decorrer do dia. Nestas regiões, esperam-se temporais com rajadas fortes de vento que pontualmente podem passar dos 80 km/h, além de chuva pontualmente intensa, raios e eventual precipitação de granizo.

Entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí, também há condições para chuva pontualmente intensa acompanhada de raios e eventual precipitação de granizo.

Na sexta, 22, a aproximação de um sistema de alta pressão atmosférica associada a uma massa de ar frio deixa o tempo com variação de nuvens, provoca ventos de sudeste e mantém as temperaturas na casa dos 20°C em Santa Catarina. Nas áreas litorâneas, o transporte de umidade do oceano para o continente pode provocar chuviscos isolados. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 16°C e 20°C nos planaltos e oscilam entre 21°C e 24°C nas demais regiões.

Entre o sábado, 23, e o domingo, 24, o sistema de alta pressão e a massa de ar frio mantém as temperaturas agradáveis e o tempo firme com variação de nuvens em boa parte de Santa Catarina, com chance de chuviscos nos extremos do dia apenas no litoral e áreas próximas.

Confira os detalhes

Quinta-feira (21/03):

Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul condição de pancadas de chuva a partir da manhã. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e chuva na tarde e noite. Risco de temporais localizados em todo o estado. No fim do dia o tempo melhora.
Temperatura: elevada com ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sul, moderado a forte, com rajadas de 50 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral.
Sistema: passagem de frente fria em SC e chegada de uma massa de ar frio (alta pressão).

Sexta-feira (22/03):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. No Litoral Norte e Planalto Norte, chuva isolada na madrugada e manhã.
Temperatura: mais amena em todo o estado devido a uma massa de ar mais frio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Sábado e Domingo (23 e 24/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, mais nublado com chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devido a circulação marítima.
Temperatura: amena ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: variável de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.