Domingo quente e com temporais em SC

As temperaturas máximas variam de 30°C a 35°C pelo estado com valores menores nas áreas de serra.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O domingo, 17, será um dia marcado por tempo instável, após uma madrugada com condições para chuva. As instabilidades ganham força e podem ocorrer temporais e chuva intensa, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí. Esta condição ocorre com o aumento das instabilidades no estado, devido a aproximação de uma frente fria que se localiza no estado do Rio Grande do Sul. As temperaturas máximas variam de 30°C a 35°C pelo estado com valores menores nas áreas de serra.

A segunda, 18, começa com predomínio de tempo firme com a presença de sol entre nuvens. Da tarde para a noite, os mesmos sistemas meteorológicos dos dias anteriores, voltam a favorecer a formação de temporais com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, especialmente em áreas do Grande Oeste, próximas à divisa com o RS e Argentina.

Entre a terça, 19, e a quarta-feira, 20, o sol aparece entre nuvens pelo estado, mas a combinação de calor e umidade e instabilidades atmosféricas volta a favorecer a formação de temporais por todo estado. Durante o período, as temperaturas permanecem altas nas tardes em todo estado, especialmente nas áreas litorâneas, no Oeste e Extremo Oeste. A partir do final da quarta-feira, 20, uma nova frente fria avança para o estado, a partir das áreas de divisa com o RS.

Confira os detalhes

Domingo (17/03):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC, mais nublado com pancadas de chuva no decorrer do dia no oeste e sul do estado, e a partir da tarde nas demais regiões devido a aproximação de uma frente fria. Risco de temporais localizados com chuva forte, raios, ventania e granizo.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido a umidade do ar alta, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste/noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: forte aquecimento e um cavado (área de baixa pressão) no RS.

Segunda, terça e quarta-feira (18, 19 e 20/03):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados na tarde e noite devido ao aquecimento e áreas de baixa pressão.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.