Chuva retorna nesta sexta-feira em toda região

A chuva começa no final da manhã e ganha força entre o final da tarde e o início da madrugada do sábado, 9, principalmente entre o centro e o leste do estado. Essa mesma condição é esperada para o período entre a tarde do sábado e a madrugada do domingo, 10, quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil reforçando ainda mais a instabilidade.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Sexta-feira, 8, de tempo bastante instável em SC, com temporais e chuva intensa. O calor, combinado a formação de sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao transporte de umidade do mar para o continente, formam núcleos de instabilidade, que provocam temporais com chuva intensa e volumosa. A chuva começa no final da manhã e ganha força entre o final da tarde e o início da madrugada do sábado, 9, principalmente entre o centro e o leste do estado. Essa mesma condição é esperada para o período entre a tarde do sábado e a madrugada do domingo, 10, quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil reforçando ainda mais a instabilidade.

No sábado o calor se intensifica ainda mais ao longo do dia e entre a tarde e a noite a aproximação de uma frente fria reforça a instabilidade em Santa Catarina. Há condições para temporais acompanhados de raios, chuva intensa, com acumulados significativos em curto período de tempo, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente no Oeste e região nordeste do estado.

No domingo e na segunda-feira, uma alta pressão atmosférica favorece o predomínio de tempo firme em SC, apenas com chance de chuva fraca no litoral nos extremos do dia. As manhãs serão de temperaturas amenas, mas à tarde as máximas sobem consideravelmente, fazendo calor em todo o estado.

Confira os detalhes

Sexta-feira (08/03):
Tempo: instável com predomínio de nuvens e chuva em SC, mais intensa a partir da tarde. Risco de temporal localizado especialmente no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no leste de SC. Cavado entre o RS e SC.

Sábado (09/03):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC e chuva a qualquer hora na Grande Florianópolis e norte do estado associada a circulação marítima, e nas demais regiões a partir da tarde devido a aproximação de uma frente fria.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Domingo (10/03):
Tempo: início de manhã com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do estado, com chuva no Litoral Norte. No decorrer do dia, predomínio de em todas as regiões de SC.
Temperatura: elevada.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (11/03):
Tempo: seco e ensolarado em SC.
Temperatura: elevada.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.