Terça-feira de tempo instável com temporais localizados em SC

A terça-feira, 27, já começa com tempo instável e com chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido a formação de uma frente fria entre o RS e SC, associada a um sistema de baixa pressão.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A terça-feira, 27, já começa com tempo instável e com chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul, devido a formação de uma frente fria entre o RS e SC, associada a um sistema de baixa pressão. Por alguns momentos a chuva ocorre de forma intensa em curto espaço de tempo e acompanhada por raios, rajadas de vento e granizo. Nas demais regiões, ou seja, da Grande Florianópolis ao norte e no Vale do Itajaí, a chuva ocorre de forma mais isolada e principalmente entre a tarde e a noite, na forma de pancadas com trovoadas

A quarta-feira, 28, começa com presença de sol em todas as regiões, favorecendo a elevação das temperaturas. A partir da tarde, o calor combinado a umidade disponível e também a instabilidade em médios e altos níveis da atmosfera, forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões. Associado aos temporais ocorre chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e granizo.

Entre a quinta, 29, e a sexta-feira, 1º, permanece a condição para temporais entre as tarde e noites, devido ao aquecimento e a uma frente fria que se desloca lentamente pelo mar.

Confira os detalhes

Terça-feira (27/02):
Tempo: instável com nuvens e chuva no decorrer do dia no oeste e sul de SC, atingindo as demais regiões especialmente a partir da tarde. Persiste o risco de temporais localizados e os totais de chuva podem ser mais elevados no estado.
Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens, mas segue abafado. Maior elevação no norte do estado onde ocorrem maiores aberturas de sol.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: formação de um sistema de baixa pressão entre a costa do RS e de SC.

Quarta e Quinta-feira (28 e 29/02):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC e pancadas de chuva e temporais localizados especialmente a partir da tarde devido ao aquecimento e proximidade do sistema de baixa pressão próximo à costa.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sexta-feira (01/03):
Tempo: nebulosidade variável e aberturas de sol na maioria das regiões de SC, com chuva a qualquer hora entre o Planalto Norte e Litoral Norte, e de forma bem isolada a partir da tarde nas demais regiões.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.