Terça de calor intenso e risco de pancadas de chuva de verão

Com todo esse calor, no período da tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, especialmente do centro para o leste do estado e nas áreas de maior altitude.
Foto: @renan_benevides/Agora Laguna

A terça-feira, 6, será mais um dia de muito calor em todo estado com temperaturas máximas superando os 30°C em praticamente todas as regiões com marcas próximas dos 35/36°C no Oeste e Extremo Oeste. Com todo esse calor, no período da tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, especialmente do centro para o leste do estado e nas áreas de maior altitude.

Na quarta-feira, 7, as condições seguem típicas de verão em SC com o dia começando com predomínio de tempo firme e as temperaturas apresentando rápida elevação, o que deve proporcionar calor e sensação de abafamento. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade num ambiente atmosférico instável volta a favorecer o desenvolvimento de temporais isolados pelo estado que podem acarretar em chuva pontualmente intensa.

Entre a quinta, 8, e sexta-feira, 9, o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com o Extremo Oeste e Oeste registrando as maiores marcas: entre 36°C e 38°C com valores pontualmente mais altos. Além disso, o forte aquecimento segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isoladas entre as tardes e noites com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

Confira os detalhes

Terça-feira (06/02):
Tempo:  sol e calor em SC. Do Planalto ao Litoral, pancadas de chuva de verão bem isoladas à tarde. No oeste, tempo mais seco.
Temperatura:  elevada, especialmente no oeste e norte de SC, onde supera os 33°C.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão em SC e convecção à tarde devido ao aquecimento.

Quarta e quinta-feira (07 e 08/02):
Tempo:  sol e calor em SC. Do Planalto ao Litoral, pancadas de chuva de verão bem isolada à tarde. No oeste, tempo mais seco.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sexta-feira (09/02):
Tempo:  sol e calor em SC. Do Extremo-Oeste ao Litoral Sul, pancadas de chuva de verão bem isoladas à tarde. Nas demais regiões, predomínio de sol.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas