Temporais isolados e chuva pontualmente intensa nesta quarta

A quarta-feira, 7, será mais um dia de forte calor no estado com temperaturas próximas aos 30°C em todas regiões, estando acima dos 33/34°C em áreas do Vale do Itajaí e próximas ou acima dos 35/37°C no Oeste do estado.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A quarta-feira, 7, será mais um dia de forte calor no estado com temperaturas próximas aos 30°C em todas regiões, estando acima dos 33/34°C em áreas do Vale do Itajaí e próximas ou acima dos 35/37°C no Oeste do estado.

Entretanto, o forte calor, a disponibilidade de umidade e a presença de instabilidades atmosféricas, favorecem a formação de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva em praticamente todas as regiões a partir do final da manhã e principalmente no decorrer da tarde e início da noite, trazendo risco moderado para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, entre outros.

A chuva pode ser volumosa em curtos períodos de tempo, provocando alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e áreas serranas do Planalto Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Sul e em parte do Planalto Sul, o risco é baixo.

Na quinta, 8, o tempo novamente terá sol e variação de nuvens em todas as regiões, e a partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados (típicos de verão) devido ao calor e umidade disponível, especialmente nas áreas ao norte e nordeste estado.

Entre a sexta, 9, e o sábado, 10, o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com exceção dos pontos mais altos da Serra, onde elas ficam em torno dos 28°C. As temperaturas mais elevadas devem ocorrer no Extremo Oeste e no Oeste, onde podem elas podem ultrapassar os 40°C. A condição para pancadas de chuva e temporais isolados diminui no final de semana, mas ainda mantendo o risco baixo para ocorrências relacionadas.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

Confira os detalhes

Quarta-feira (07/02):
Tempo:  sol com aumento de nuvens em SC. Entre a tarde e à noite, pancadas de chuva isolada. No Litoral, chuva isolada na madrugada e início de manhã.
Temperatura: diminui um pouco em relação ao dia anterior, com máximas em torno de 33°C na maior parte de SC.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão em SC e convecção à tarde devido ao aquecimento.

Quinta e sexta-feira (08 e 09/02):
Tempo:  sol, calor e aumento de nuvens em SC. Pancadas de chuva de verão isolada à tarde e noite. No oeste, tempo mais seco.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (10/02):
Tempo:  sol com aumento de nuvens em todas as regiões catarinenses. A condição de chuva é menor em relação aos dias anteriores.
Temperatura:  elevada, acima de 34°C na maior parte de SC e próxima de 40°C no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.