Sexta-feira com muitas nuvens e pancadas de chuva na região

Ao longo da manhã e durante a tarde, essas instabilidades seguem atuando sobre o Grande Oeste e avançam para outras áreas como o Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e trechos do Planalto Norte e do Litoral Sul.
Foto: @brunodronehobby/Agora Laguna

Nesta sexta, 16, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica em diferentes níveis da atmosfera entre o Uruguai e SC deve favorecer a formação de áreas de instabilidade associada a chuva persistente, por vezes de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas (raios) já a partir da madrugada em áreas do Grande Oeste, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Ao longo da manhã e durante a tarde, essas instabilidades seguem atuando sobre o Grande Oeste e avançam para outras áreas como o Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e trechos do Planalto Norte e do Litoral Sul.

O sábado, 17, terá variação de nuvens com momentos em que o sol aparece e ocorrência de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões. Entre a tarde e à noite, além da combinação de calor e umidade, o deslocamento de um ciclone no oceano, da região Sudeste em direção ao Sul do Brasil, reforça a instabilidades e fornece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados por SC. As temperaturas máximas oscilam entre 29 e 33°C no Oeste, Extremo Oeste, no Baixo e Médio Vale, ni Litoral Norte e em pontos do Litoral Sul, nas outras regiões elas variam entre 25 e 30°C.

Entre o domingo, 18, e a segunda-feira, 19, o dia inicia com predomínio de sol no Grande Oeste e com variação de nuvens do Centro ao Leste do estado, com chance de chuva fraca e isolada nessas áreas ao longo do dia devido a circulação marítima. Com a aproximação do ciclone da costa do Sul do Brasil, dependendo em que posição ele se estabelecer (mais próximo da costa entre o RS e SC ou mais afastado), poderá ocorrer mar agitado e ressaca na costa e rajadas de vento mais intensas no litoral e em áreas próximas.

Confira os detalhes

Sexta-feira (16/02):
Tempo: mais nuvens com chuva a qualquer momento do dia na faixa leste do dia. Nas demais regiões sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, devido a um cavado.
Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.
Vento: sudeste a nordeste entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do Estado, fraco a moderado e nordeste nas outras regiões com rajadas.
Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai e RS e sistema de baixa pressão sobre o oceano na altura de SP, RJ, PR e SC.

Sábado (17/02):
Tempo: sol com mais nuvens e chuva no decorrer do dia no Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Vale do Itajaí. A partir da tarde, pancadas de chuva em todas as regiões, devido a um sistema de baixa pressão no litoral do PR e de SC.
Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.
Vento: sudeste, com variações de leste no Extremo Oeste e Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo e segunda-feira (18 e 19 /02):
Tempo: sol com pancadas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões especialmente na faixa leste do Estado, devido a um cavado.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, com variações de leste no Extremo Oeste e Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.