Semana começa com calorão e risco de temporais

Desde o período da manhã já há condições para chuva e temporais isolados no Grande Oeste, que intensificam e e estendem para o restante do estado no decorrer da tarde e da noite.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

No decorrer desta segunda, 19, a instabilidade volta a ganhar força em SC, com a formação de um novo Vórtice Ciclônico em Alto Níveis (VCAN) na média atmosfera combinada ao calor e ao transporte de umidade do oceano para o continente. Desde o período da manhã já há condições para chuva e temporais isolados no Grande Oeste, que intensificam e e estendem para o restante do estado no decorrer da tarde e da noite. Associado aos temporais são esperados chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo do Extremo Oeste ao Litoral Norte do estado, atingindo também todo o Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis.

Na terça-feira, 20, o ciclone deve continuar sua trajetória para sul, ainda em alto mar. A condição do tempo em Santa Catarina deve ser nublado no litoral, com possibilidade de chuviscos isolados. Nas demais regiões, o tempo fica mais encoberto em relação ao dia anterior e há possibilidade de temporais, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

Na quarta-feira, 21, o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar na altura do Rio Grande do Sul. Na quinta, 22, a projeção da maioria dos modelos indica o início da dissipação do sistema. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. De modo geral, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados permanece, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral.

Confira os detalhes

Segunda-feira (19/02):
Tempo: mais nuvens em SC, chuva no decorrer do dia do Planalto ao Litoral e especialmente a partir da tarde no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. A chuva da tarde estará acompanhada de raios em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: Sistema de Baixa pressão (depressão subtropical)  afastada da costa, na altura do litoral do PR e SC.

Terça e quarta-feira (20 e 21/02):
Tempo: muitas nuvens em SC, chuva no decorrer do dia do Planalto ao Litoral e especialmente a partir da tarde no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. A chuva da tarde estará acompanhada de raios em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: Sistema de Baixa pressão afastada da costa, na altura do litoral do PR e SC.

Quinta-feira (22/02):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.