Segunda-feira com chance de temporais localizados a partir da tarde, em SC

A partir do final da manhã, um sistema de baixa pressão no Paraguai, deixa o tempo instável do Extremo Oeste aos planaltos, nessas áreas são esperadas pancadas de chuva e temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa.
Foto: @brunodronehobby/Agora Laguna

A segunda-feira, 26, terá a presença de nebulosidade em todas as regiões desde a madrugada. No litoral e em áreas próximas, ocorre chuva a qualquer momento do dia devido a circulação marítima causada pelo sistema de alta pressão localizado no oceano. A partir do final da manhã, um sistema de baixa pressão no Paraguai, deixa o tempo instável do Extremo Oeste aos planaltos, nessas áreas são esperadas pancadas de chuva e temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa.

A terça-feira, 27, inicia com tempo encoberto do Meio-Oeste ao litoral e com tempo nublado nas outras regiões. A formação e passagem de uma frente fria que se desloca do RS em direção à SC ao longo do dia, provoca pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o RS. Estes temporais podem vir associados a queda de granizo, rajadas de vento e chuva volumosa em curto período de tempo.

Entre a a quarta-feira, 28, e a quinta, 29, segue a condição de tempo instável no estado, devido a influência da frente fria, intensificando entre as tardes e noites devido a oferta de calor e umidade. O risco segue moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Confira os detalhes

Segunda-feira (26/02):
Tempo: no Litoral e Vale do Itajaí, nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer hora do dia devido a circulação marítima. No oeste e sul de SC, sol entre nuvens. A partir da tarde pancadas de chuva de verão, com risco de temporais localizados especialmente no oeste e norte do estado (leia Aviso Meteorológico).
Temperatura: mais amena no leste e mais alta no oeste do estado, abafado.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil e cavado (áreas de baixa pressão), influenciando SC.

Terça-feira (27/02):
Tempo: instável com chuva e chance de totais mais elevados em SC, devido a formação de um sistema de baixa pressão entre a costa do RS e de SC. Persiste o risco de temporais localizados.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens, mas abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta e Quinta-feira (28 e 29/02):
Tempo: permanece instável com nebulosidade variável em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados especialmente a partir da tarde devido ao aquecimento e proximidade do sistema de baixa pressão próximo à costa.
Temperatura: não sobe muito, mas permanece abafado.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.