Quinta-feira segue com muitas nuvens e chuva fraca na região

Por conta da maior cobertura de nuvens, as temperaturas seguem amenas em Santa Catarina. As máximas podem alcançar os 26°C no Extremo Oeste e nas áreas costeiras, já nas demais regiões ficam entre 17°C e 23°C.
Foto: Natália Pavanello/Colaboração

A frente fria se afasta lentamente do estado nesta quinta-feira, 15, mas instabilidades a ela associadas ainda deixam o tempo nublado a encoberto do Extremo Oeste aos planaltos, não podendo se descartar a possibilidade de chuvas fracas. No litoral e Vale do Itajaí, um sistema de alta pressão com centro no oceano faz o aporte de umidade do mar para o continente, favorecendo o registro de chuviscos ao longo do dia nestas regiões.

Por conta da maior cobertura de nuvens, as temperaturas seguem amenas em Santa Catarina. As máximas podem alcançar os 26°C no Extremo Oeste e nas áreas costeiras, já nas demais regiões ficam entre 17°C e 23°C.

Na sexta, 16, o tempo volta a abrir no Grande Oeste, favorecendo a elevação das temperaturas e trazendo condições para pancadas de chuva isoladas na região. Dos planaltos ao litoral, os ventos de leste que sopram do oceano seguem deixando o tempo predominantemente nublado e com possibilidade de chuviscos, especialmente nos extremos do dia. As temperaturas no período da tarde voltam a apresentar valores acima dos 30°C no Extremo Oeste e Oeste, já no litoral variam entre 26°C e 28°C.

No sábado, 17, as temperaturas máximas podem chegar aos 30°C em boa parte do Grande Oeste e em áreas do norte do estado e Vale do Itajaí. O predomínio é de poucas nuvens ao longo do dia e não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. No domingo, 18, as temperaturas se elevam ainda mais e a aproximação de instabilidades aumentam a possibilidade de chuva no estado.

Confira os detalhes

Quinta-feira (15/02):
Tempo: variação de nuvens em SC, com chuva fraca no início do dia no Alto Vale do Itajaí e de Florianópolis ao norte do Estado. Nas demais regiões chuva isolada e ocasional, principalmente na tarde e noite no Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: agradável, com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: sudeste e leste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai e RS e sistema de baixa pressão sobre o oceano na altura de SP, PR e SC.

Sexta-feira (16/02):
Tempo: mais nuvens com chuva ocasional (a qualquer momento do dia) no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Nas demais regiões sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, devido ao sistema de baixa pressão no litoral do PR e SC.
Temperatura: agradável, com pouca elevação devido à nebulosidade.
Vento: sudeste, com variações de nordeste do Extremo Oeste ao Planalto Sul, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (17/02):
Tempo: sol com mais nuvens e chuva ocasional no Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí. A partir da tarde pancadas de chuva em todas as regiões, devido a um sistema de baixa pressão no litoral do PR e de SC.
Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.
Vento: sudeste, com variações de leste no Extremo Oeste e Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (18/02):
Tempo: sol com pancadas de chuva a partir da tarde no Meio-Oeste e Planalto Sul, e com variação de nuvens e chuva ocasional nas demais regiões, devido a um cavado no oeste da região Sul do Brasil e ao sistema de baixa pressão no litoral de SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, com variações de leste no Extremo Oeste e Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.