Fim de semana quente e com pancadas de chuva em SC

O dia começa com sol e variação de nuvens pelo estado. Entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o calor e umidade, fornecem condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A previsão indica risco de chuvas intensas durante esse sábado, 24, nas áreas de encosta no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. O dia começa com sol e variação de nuvens pelo estado. Entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o calor e umidade, fornecem condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa em curto período de tempo e de alagamentos pontuais, especialmente entre o Meio-Oeste e próximo do litoral.

O domingo, 25, começa com sol e variação de nuvens pelo estado. Ao longo da manhã a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas esparsas de chuva. Entretanto, é a partir da tarde, que a combinação de calor e umidade e a influência de uma área alongada de baixa pressão volta a favorecer o desenvolvimento de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.

Na segunda-feira, 26, o dia começa com condição para pancadas de chuva ao longo do litoral em função da circulação marítima e a partir da tarde, a combinação de calor e instabilidades atmosféricas volta a favorecer o desenvolvimento de temporais em todas as regiões. Na terça, 27, uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado com risco moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas seguem altas, com marcas próximas ou acima dos 30°C em grande parte do estado.

Confira os detalhes

Sábado (24/02):
Tempo: sol e calor em SC. No decorrer da tarde e noite aumento de nuvens e pancadas de chuva e raios. Risco de temporais localizados especialmente no norte do estado.
Temperatura: elevada, quente em todas as regiões.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: aquecimento, cavado influenciando SC e aproximação de uma frente fria.

Domingo (25/02):
Tempo: nebulosidade variável com pancadas de chuva em SC, especialmente a partir da tarde devido a passagem de uma frente fria. Risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (26/02):
Tempo: no litoral e norte do estado, nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer hora do dia devido a circulação marítima. No oeste e sul de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.
Temperatura: mais amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (27/02):
Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul, predomínio de nuvens e chuva no decorrer do dia devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa do RS. Nas demais regiões ocorrem aberturas de sol pela manhã e chuva especialmente a partir da tarde. Risco de temporais localizados.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.