Fevereiro termina com ar abafado e temporais de verão em SC

A partir da tarde, a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas, favorece o desenvolvimento de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo, especialmente nas áreas do nordeste catarinense, nas demais regiões o dia será chuvoso, intercalado com momentos em que o sol aparece.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Nesta quinta-feira, 29, ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados ao longo da madrugada do Meio-Oeste ao litoral, a manhã inicia com sol e variação de nuvens no Grande Oeste e com tempo nublado no Centro e Leste catarinense. A partir da tarde, a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas, favorece o desenvolvimento de temporais isolados com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa em curto período de tempo, especialmente nas áreas do nordeste catarinense, nas demais regiões o dia será chuvoso, intercalado com momentos em que o sol aparece.

A partir da sexta-feira, 1º, um sistema de alta pressão passa a influenciar o tempo no estado, mantendo o predomínio de sol no Grande Oeste e sol com variação de nuvens no litoral e em áreas próximas, com chance de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia devido a circulação marítima nessas regiões.

No sábado, 2, a condição é muito semelhante a de sexta, porém, a circulação marítima deve perder intensidade e o sol deve predominar na maior parte do dia em todo o estado. No domingo, 3, a maior parte do dia será novamente com predomínio de sol e variação de nuvens em todas as regiões, mas a formação e a aproximação de uma frente fria pelo RS, aumenta a nebulosidade nas áreas do Oeste e Extremo Oeste entre a tarde e a noite, trazendo chance de pancadas de chuva e de temporais isolados a partir da noite nessas regiões.

Confira os detalhes

Quinta-feira (29/02):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC e pancadas de chuva com temporais localizados de verão, especialmente na madrugada e a partir da tarde.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: convecção associada ao aquecimento do dia e baixa pressão no oceano.

Sexta-feira (01/03):
Tempo: sol entre nuvens na maioria das regiões de SC, com condição de chuva isolada a partir da tarde especialmente do Planalto ao Litoral.
Temperatura: elevada.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sábado (02/03):
Tempo: firme e ensolarado em SC.
Temperatura: amena na madrugada e elevada durante o dia, calor em todas as regiões.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Domingo (03/03):
Tempo: sol e calor em SC. No decorrer da tarde e noite aumento de nuvens e pancadas de chuva com temporais localizados devido a aproximação de uma frente fria.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.