Eleitor que não fez biometria poderá votar em outubro

Órgão recomenda realizar o cadastro porque isso confere mais segurança ao voto e agiliza a votação ao diminuir a formação de filas. A data-limite para procurar o Cartório Eleitoral e realizar a coleta da informação é 8 de maio
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Eleitores sem biometria cadastrada poderão votar normalmente na eleição de outubro, segundo a Justiça Eleitoral. O cadastramento das digitais começou em 2008 e até o momento, 81,5% do eleitorado já teve os dados coletados.

O órgão recomenda realizar o cadastro porque isso confere mais segurança ao voto e agiliza a votação ao diminuir a formação de filas. A data-limite para procurar o Cartório Eleitoral e realizar a coleta da informação é 8 de maio, conforme determinação da Lei Geral das Eleições (LGE).

A coleta é feita mediante agendamento prévio e no dia requer a apresentação de um comprovante de endereço e documento oficial com foto. Caso o eleitor perca a data, é possível reagendar a realização do procedimento através do Autoatendimento Eleitoral (acesse aqui).

De acordo com o regramento, a ausência da coleta biométrica não impede o voto. A situação muda caso o eleitor não tenha feito a biometria em caso de revisão de eleitorado, como ocorreu em Pescaria Brava após o episódio de 2016. Nessa situação, ele pode ter o título cancelado, sofrendo as penalidades previstas em lei.

Identificação no dia

Sem biometria, o eleitor poderá ser identificado de duas formas:

  • Ser solicitada a confirmação da biometria para liberação da urna. Isso porque, apesar de você não ter cadastrado a biometria para votar, é possível que seus dados biométricos coletados por outros órgãos públicos de identificação civil tenham sido compartilhados com a Justiça Eleitoral, por meio de convênios com esses órgãos.
  • Outra forma de identificação do eleitor sem cadastro biométrico ou com falha nas quatro tentativas da biometria (para quem já tem o cadastro) é por meio de apresentação de documento oficial brasileiro de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, CNH e passaporte, além do e-Título com fotografia).

Como saber se você tem a biometria cadastrada

Para verificar se há identificação biométrica cadastrada na Justiça Eleitoral e se o título de eleitor está regular, acesse o Autoatendimento Eleitoral, clique em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral”.