Domingo abafado com mais nuvens e pancadas de chuva em SC

Entre a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

Neste domingo, 18, o ciclone que poderá apresentar características tropicais (de acordo com as últimas atualizações) se move em alto mar, na altura da região Sudeste do Brasil para sul. Isso faz com que haja aporte de umidade do oceano para o continente, deixando o tempo nublado e condição para chuva a qualquer hora ao longo do litoral, que por vezes pode ser intensa e acompanhada de trovoadas, especialmente nos extremos do dia. Entre a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades favorecem o desenvolvimento de temporais isolados nas demais áreas.

Na segunda, 19, o ciclone segue em alto mar na altura entre SC e o RS. De forma geral, ele segue mantendo o fluxo de umidade do mar para o continente e favorecendo a ocorrência de chuvas ocasionais no litoral, intercaladas por períodos de melhoria. No restante do estado, a disponibilidade de umidade somada ao aquecimento, semelhante aos dias anteriores, volta a favorecer a formação de pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde.

Entre a terça, 20, e a quarta-feira, 21, o ciclone deve se mover ainda mais para sul, mas ainda permanecendo em alto mar na altura do litoral do RS e SC. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema também afetam a previsão do tempo para Santa Catarina. De forma geral, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados permanece, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral. A condição de vento e mar também apresenta baixa previsibilidade, mas a tendência é que a região entre Florianópolis e o Litoral Sul tenha ondas entre 1,5 e 2,5 m próximo à costa com valores consideravelmente maiores em alto mar.

Confira os detalhes

Domingo (18/02):
Tempo: sol entre nuvens no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste com pancadas de chuva à tarde. Nas demais regiões de SC variação de nuvens com chuva à tarde nos Planaltos Norte e Sul e com chuva a qualquer hora no decorrer do dia no Litoral e Vale do Itajaí, devido à circulação marítima associada ao sistema de baixa pressão no litoral de SC. A chuva da tarde estará acompanhada de raios em todas as regiões.
Temperatura: em elevação, mais alta no Extremo Oeste e Oeste.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
Sistema: Sistema de Baixa pressão afastada da costa, na altura do litoral do PR e SC.

Segunda e terça-feira (19 e 20/02):
Tempo: variação de nuvens em SC, chuva no decorrer do dia do Planalto ao Litoral e especialmente a partir da tarde no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. A chuva da tarde estará acompanhada de raios em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (21/02):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, passando a nordeste do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.