Com a aproximação de frente fria, domingo será nublado na região

No domingo, 25, uma frente fria no oceano e um sistema de alta pressão em sua retaguarda ajudam a intensificar os ventos e a canalização de umidade nas áreas costeiras, favorecendo o aumento de nebulosidade no litoral e áreas próximas, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

No domingo, 25, uma frente fria no oceano e um sistema de alta pressão em sua retaguarda ajudam a intensificar os ventos e a canalização de umidade nas áreas costeiras, favorecendo o aumento de nebulosidade no litoral e áreas próximas, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. No Grande Oeste, a influência de uma área de baixa pressão no Paraguai somado ao calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados entre a tarde e a noite.

Na segunda, 26, a circulação marítima continua atingindo o litoral e áreas próximas, causada pelo sistema de alta pressão no oceano. Este sistema mantém o tempo nublado a encoberto nestas áreas, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. A área de baixa pressão no Paraguai se aprofunda ainda mais, o que deixa o tempo instável durante todo o dia do Extremo Oeste aos planaltos. Nestas áreas, são esperados temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa.

Entre a terça, 27, e a quarta-feira, 28, a formação de uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil e de uma frente fria associada deixa o tempo instável em Santa Catarina, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Fortes temporais podem ser observados no período, assim como chuvas pontualmente intensas.

Confira os detalhes

Domingo (25/02):
Tempo: nebulosidade variável com pancadas de chuva em SC, especialmente a partir da tarde devido a passagem de uma frente fria. Risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (26/02):
Tempo: no litoral e norte do estado, nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer hora do dia devido a circulação marítima. No oeste e sul de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.
Temperatura: mais amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (27/02):
Tempo: do Extremo Oeste ao Litoral Sul, predomínio de nuvens e chuva no decorrer do dia devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa do RS. Nas demais regiões ocorrem aberturas de sol pela manhã e chuva especialmente a partir da tarde. Risco de temporais localizados.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.