ASL promove ação ambiental durante campeonato de surf neste domingo

Além da melhoria no cercamento e na limpeza das dunas do projeto, a ação socioambiental do evento ainda recolherá resíduos do entorno da área, como a beira da praia e a calçada nas proximidades das dunas na praça Seival.
Foto: ASL/Divulgação

A Associação de Surf de Laguna (ASL) promove neste domingo, 4, um campeonato de surf regional na região do molhes na praia do Mar Grosso.

O evento, visa incentivar e movimentar o cenário do surf local. Além disso, durante a competição ao longo do dia, será realizada uma ação socioambiental através do projeto ‘Dunas dos Molhes’, com o objetivo de manter o cuidado das dunas frontais do local.

“É um projeto de preservação, recuperação e uso científico e educacional das dunas frontais mais próximas ao canto dos molhes”, diz a entidade em nota enviada à imprensa.

Foto: ASL/Divulgação

 Saiba mais

De acordo com a ASL, as dunas frontais vegetadas possuem a função socioambiental de estabilização da linha da costa, isto é, mantém a largura da faixa de areia da praia, mitigando a erosão costeira e protegendo o patrimônio urbano das ressacas do mar e do aporte de areia em via pública, além de servir de habitat para fauna silvestre e proporcionar qualidade de vida e regulação térmica para a sociedade.

Estas informações de educação ambiental são apresentadas em quatro placas educativas fixadas nas bordas da área do projeto, disseminando este conteúdo de forma gratuita para toda a sociedade.

“Além de manter o local do projeto limpo, devidamente demarcado e sempre cuidado, a ASL acredita que cada evento realizado no município deve colaborar para deixar o ambiente público em melhores condições do que antes da realização, deixando um legado de melhorias e de conscientização e educação socioambiental, diferente do que estava ocorrendo durante a realização dos megaeventos na praça Seival”, finaliza a associação.

Além da melhoria no cercamento e na limpeza das dunas do projeto, a ação socioambiental do evento ainda recolherá resíduos do entorno da área, como a beira da praia e a calçada nas proximidades das dunas na praça Seival.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Laguna, Fundação Lagunense de Meio Ambiente, Associação dos Amigos e Moradores dos Molhes da Barra (AMMB), Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, Circuito Surf Talentos Oceano (Swell Eventos), Federação Catarinense de Surf (FECASURF), ONG Eco Local Brasil e Universipraias, por meio de medida compensatória.