Transporte público: prefeitura emite nota oficial e pede compreensão da população

De acordo com a nota, a redução dos horários teria partido exclusivamente da empresa, sem o consentimento da prefeitura. Já sobre o acordo firmado entre o Executivo e Lagunatur, com aprovação na Câmara de Vereadores, “ainda encontra-se pendente devido a questões jurídicas. Este acordo foi encaminhado ao Ministério Público para manifestação, porém, até o momento, não houve retorno”, diz a prefeitura.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A prefeitura de Laguna emitiu na manhã deste sábado, 6, uma nota oficial sobre os problemas que a cidade enfrenta relacionados aos serviços de transporte público.

Nos últimos dias a empresa Lagunatur, concessionária do transporte coletivo urbano na cidade, reduziu drasticamente itinerários, principalmente os do interior. Neste domingo, 7, por exemplo, não haverá circulação de coletivos em Laguna. Já na segunda-feira, 8, os horários serão os mesmos que foram aplicados ao longo desta última sexta-feira, 5.

As linhas de Itapirubá, Ribeirão, Siqueiro e Farol terão uma primeira viagem pela manhã e a última no fim da tarde, coincidindo com o horário de abertura e fechamento do comércio. A rota que liga Mar Grosso à Cabeçuda segue com cortes nas viagens intermediárias.

De acordo com a nota, a redução dos horários teria partido exclusivamente da empresa, sem o consentimento da prefeitura. Já sobre o acordo firmado entre o Executivo e Lagunatur, com aprovação na Câmara de Vereadores, “ainda encontra-se pendente devido a questões jurídicas. Este acordo foi encaminhado ao Ministério Público para manifestação, porém, até o momento, não houve retorno”, diz a prefeitura.

Com déficit operacional de R$ 4,5 milhões, a empresa cobra do poder municipal pagamentos de um acordo judicial referente às perdas econômicas durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia a nota na íntegra

A Prefeitura de Laguna, ciente das preocupações dos cidadãos em relação à recente redução dos horários de ônibus pela empresa responsável pelo transporte público, sem o consentimento da prefeitura, vem a público esclarecer a situação atual.

Informamos que, embora tenha sido realizado um acordo e este assinado pelo juiz Klaus Correa de Souza, através do PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL n 500176498.2022.8.24.0040/SC, o processo ainda encontra-se pendente devido a questões jurídicas. Este acordo foi encaminhado ao Ministério Público para manifestação, porém, até o momento, não houve retorno, com o prazo já tendo transcorrido.

Devido a essa pendência jurídica, a homologação do acordo entre a Prefeitura e a empresa de transporte público ainda não foi finalizada. Esta situação impede a regularização da empresa junto à prefeitura conforme anteriormente planejado.

A Prefeitura lamenta os inconvenientes causados e está empenhada em resolver esta questão o mais breve possível. Continuaremos a trabalhar diligentemente para restabelecer a normalidade no serviço de transporte público e manteremos a população informada sobre quaisquer atualizações.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso com o bem-estar e a mobilidade dos cidadãos de Laguna.