Presidente do MDB confirma ex-prefeito Mauro Candemil como pré-candidato

Com a confirmação da pré-candidatura, Candemil é o terceiro nome a se apresentar oficialmente como opção aos partidos para a disputa eleitoral de outubro. O político governou Laguna entre 2017 e 2020 e ficou a menos de 700 votos de ser reeleito no pleito de quatro atrás.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O ex-prefeito Mauro Vargas Candemil teve sua pré-candidatura ao Executivo confirmada na tarde desta quarta-feira, 17, pelo advogado Thiago Duarte, presidente do diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A informação foi obtida com exclusividade pelo Portal Agora Laguna.

Com a confirmação da pré-candidatura, Candemil é o terceiro nome a se apresentar oficialmente como opção aos partidos para a disputa eleitoral de outubro. “Estou com meu nome à disposição. O MDB também tem outros pré-candidatos, diferente de muitos partidos, mas com certeza, estou disposto, a saúde está boa e tudo está bem”, disse o ex-prefeito por telefone, confirmando a informação. O político governou Laguna entre 2017 e 2020 e ficou a menos de 700 votos de ser reeleito no pleito de quatro atrás.

Thiago Duarte também foi ouvido pelo Portal. “Recebo com muita satisfação. Mauro sempre foi um apaixonado por Laguna e por sua gente. Quando prefeito e secretário regional muito fez pela cidade, sobretudo, pelo interior”, comentou. As definições sobre as candidaturas de fato vão acontecer apenas entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024, no período das convenções partidárias. Até este período, todas as iniciativas são consideradas como pré-candidaturas.

Terceiro nome

Além de Candemil, já anunciaram oficialmente uma pré-candidatura o ex-prefeito Célio Antônio, pelo PT, e o ex-vereador Peterson Crippa, que, filiado ao Progressistas, ainda analisa convites e aguarda definição partidária. Confira outros nomes aqui.

Quem é Mauro Candemil

Desde a redemocratização, Mauro Candemil é o nome que mais disputou a cadeira de prefeito de Laguna. Engenheiro eletricista com atuação pela região Sul catarinense no setor público e privado, Candemil é filiado ao MDB desde a década de 1970 e um dos principais nomes do partido.

Pela sigla disputou os pleitos municipais de 1996, 2008, 2016 e 2020, sempre na cabeça de chapa. Ainda concorreu em 1990 e 1994 a deputado estadual e ficou na suplência, e chegou a assumir a cadeira na Alesc por algumas oportunidades.

Ocupou o cargo de secretário regional na extinta ADR de Laguna por duas oportunidades entre 2006 e 2016, além de ter sido coordenador de campanha regional do MDB em várias eleições gerais nas últimas quatro décadas. Foi prefeito de Laguna entre 2017 e 2020. Candemil teve as contas da prefeitura do último ano de mandato rejeitadas e tenta reverter o resultado para garantir a candidatura em outubro, se confirmado na convenção partidária.

Notícias relacionadas