Pancadas de chuva devem ocorrer até a próxima quarta

Entre esta terça, 23, e quarta-feira, 24, a presença da circulação marítima reforça a nebulosidade e condição para chuva no litoral e áreas próximas, em especial do Litoral Norte ao Médio e Baixo Vale do Itajaí.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A semana começou com nebulosidade bastante presente em Santa Catarina, incluindo nas regiões litorâneas. Entre esta terça, 23, e quarta-feira, 24, a presença da circulação marítima reforça a nebulosidade e condição para chuva no litoral e áreas próximas, em especial do Litoral Norte ao Médio e Baixo Vale do Itajaí.

Nestas áreas, a chuva será persistente, trazendo acumulados entre 50 e 70mm, com pontuais que podem superar estes valores.

Na terça, 23, as condições devem ser semelhantes ao dia anterior. No litoral, o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, ao interagir com o relevo de áreas serranas, segue favorecendo pancadas de chuva recorrentes, intercaladas com períodos de melhoria ao longo do litoral e Baixo e Médio Vale do Itajaí. Entre o Grande Oeste, os Planaltos e o Alto Vale, a influência da área de baixa pressão segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais bastante isolados à tarde.

Entre quarta, 24, e quinta-feira, 25, a circulação marítima segue favorecendo chuvas fracas, especialmente nos extremos do dia no litoral e parte do Vale do Itajaí. No interior do estado, predomínio de tempo firme com pancadas de chuva passageiras entre a tarde e à noite, com menor condição nas áreas de divisa com o RS.

Entre a noite da sexta-feira, 26, e o sábado, 27, a circulação marítima ganha força e as chuvas ocorrem de forma persistente e volumosa entre o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Confira os detalhes

Terça e Quarta-feira (23 e 24/01):
Tempo: segue instável com variação de nuvens, aberturas de sol e pancadas ocasionais de chuva. Essas pancadas ocorrem acompanhadas de trovoadas em alguns momentos.
Temperatura: amena, com sensação de ar abafado devido ao ar úmido.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral do Uruguai e RS favorecendo a circulação marítima no leste de SC, e cavado (área de baixa pressão) influenciando o estado.

Quinta e Sexta-feira (25 e 26/01): 
Tempo:  no litoral, Vale do Itajaí e planaltos muitas nuvens com aberturas de sol e chuva ocasional devido a circulação marítima. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Temperatura: amena no leste e em elevação no oeste. Persiste o ar abafado.
Vento: sudeste, com variação para nordeste no oeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas