Notas do Enem saem hoje

Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.
Divulgação

Os resultados da prova de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgados, nesta terça-feira, 16, Página do Participante. Já as notas dos treineiros, aqueles que fizeram as provas em busca de autoavaliação, serão divulgadas em março.

Para ver as notas é preciso acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Os espelhos das redações saem em até 90 dias. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a mil pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. As notas do exame são usadas para acessar vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Notícias relacionadas