Justiça nega pedido de ex-PM por indenização contra família Scott

Decisão foi expedida na tarde de quarta-feira, 17, e é assinada pelo juiz Stefan Moreno Schoenawa, que cita, inclusive, passagens de um outro despacho em processo semelhante com os mesmos envolvidos.
Divulgação

A Justiça de Laguna negou pedido de indenização apresentado por um dos ex-policiais militares envolvidos no Caso Diego Scott. Ele alegou danos morais e pediu o valor de R$ 5 mil por postagens feitas por irmãos do desaparecido, que não foi mais visto desde o dia 15 de janeiro de 2021.

A decisão foi expedida na tarde de quarta-feira, 17, e é assinada pelo juiz Stefan Moreno Schoenawa, que cita, inclusive, passagens de um outro despacho em processo semelhante com os mesmos envolvidos.

“Nítido está que as publicações foram realizadas com animus narrandi e criticandi. Nada foi dito de forma gratuita, que não estivesse relacionado à compreensão particular de cada um dos réus sobre os fatos. Por vezes suas palavras foram duras, ácidas, o que se mostra plenamente compreensível nas circunstâncias, uma vez que viviam, e decerto ainda vivem, o calvário de quem vê seu ente querido desaparecer após ser conduzido por agentes públicos, a partir do que não se sabe o que aconteceu”, diz um trecho mencionado pelo magistrado para embasar a decisão.

Em outro ponto, julgou: “Por outro lado, quanto ao pedido contraposto, resta evidente que se trata igualmente de reprodução daquele outro pedido contraposto deduzido pelos réus nos autos […], com poucos e pontuais ajustes de redação para fins de adequação aos termos da presente demanda. E, aqui, a improcedência também é medida de rigor, pelos mesmos motivos expostos nos autos “. A sentença ainda pode ser recorrida.

O que dizem os envolvidos

“Pela segunda vez em três anos tentaram utilizar do Poder Judiciário para calar a família que apenas manifesta sua indignação e cobrança por justiça através das redes sociais. Pela segunda vez não conseguiram. A família não irá parar. Enquanto não houver um desfecho, não cessarão as cobranças através das redes sociais e manifestações, tudo sempre dentro da legalidade, conforme já foi reconhecido pela Justiça em duas oportunidades. Diego não será só mais um caso para virar estatística. Seguiremos em busca de Justiça”, diz a nota enviada pelo advogado Breno Schiefler Bento, em nome da família Scott.

Agora Laguna fez contato para solicitar posicionamento da defesa do ex-policial Luiz Henrique Corrêa, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.