Domingo com tempo instável; início de semana será típica de verão

Além da chuva persistente, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões do estado entre a tarde e a noite deste domingo, com risco moderado para ocorrências associadas.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Neste domingo, 28, a mesma configuração atmosférica dos dias anteriores segue influenciando o tempo no estado, porém com o Vórtice Ciclônico em médios níveis da atmosfera perdendo intensidade, a chuva deve ocorrer menos persistente e os períodos de melhoria com sol serão mais frequentes durante o dia, porém devido ao encharcamento do solo, o risco para deslizamentos segue moderado a alto nas áreas mais atingidas pela chuva na última semana. Além da chuva persistente, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões do estado entre a tarde e a noite, com risco moderado para ocorrências associadas.

A segunda-feira, 29, inicia com variação de nuvens e ocorrência de chuva entre a madrugada e o início da manhã no litoral e em áreas próximas e com tempo aberto no Grande Oeste. A partir da tarde a nebulosidade aumenta em todas as regiões e ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados.

Entre a terça-feira, 30, e a quarta, 31, segue a condição para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite do Meio-Oeste ao litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Nas demais áreas o sol predomina entre poucas nuvens. As temperaturas seguem altas durante as tardes, chegando aos 36°C em áreas do Grande Oeste.

Confira os detalhes

Domingo (28/01):
Tempo:  Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos seguem com nuvens, maiores aberturas de sol e chuva especialmente na madrugada, início da manhã e a partir da tarde em forma de pancadas, com totais mais elevados no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.  Risco de temporais localizados no estado.
Temperatura: em elevação, com maior elevação no oeste.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: circulação marítima e VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) no leste de SC. Convecção no oeste devido ao aquecimento.

Segunda a Quarta-feira (29 a 31/01):
Tempo:  sol entre nuvens em SC, com pancadas isoladas de chuva de verão a partir da tarde, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral.  Risco de temporais localizados.
Temperatura: em elevação, volta o calor em todas as regiões.
Vento: vento variável de norte a sudeste/leste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.