Aplicativo facilita emissão de notas fiscais

Versão digital daquele passa a ser válida no transporte da mercadoria quando a nota for emitida via NFF.
Divulgação

Microempreendedores individuais (MEIs) já podem fazer a emissão de documentos fiscais pelo aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), que permite realizar isso através do celular, de forma mais simples e com o mesmo resultado da versão em papel, garantindo mais praticidade ao empreendedor.

O aplicativo também dispensa a impressão da documentação que acompanha a mercadoria (Danfe). A versão digital daquele passa a ser válida no transporte da mercadoria quando a nota for emitida via NFF. Também não é preciso conexão imediata à internet, uma vez que a emissão da nota fiscal é concluída mesmo se não houver sinal.

Nesse caso, o aplicativo realiza o processo em modo off-line e a efetiva autorização da nota ocorre de forma automática quando o contribuinte voltar a se conectar. O MEI que tiver inscrição estadual em Santa Catarina poderá utilizar a NFF a partir do login único com sua conta Gov.br, sendo exigido pelo menos um nível de elevação de perfil (prata ou ouro).

Se não possuir inscrição estadual, o MEI pode solicitar de forma simplificada seguindo o passo a passo clicando aqui. As funcionalidades do aplicativo também já estão habilitadas aos produtores primários e transportadores autônomos de cargas desde o ano passado em SC.

Aplicativo

O aplicativo da Nota Fiscal Fácil de MEI está disponível para download no Google Play (celulares com sistema Android) e na App Store para usuários do iPhone (sistema IOS). O manual do aplicativo e mais informações podem ser encontradas na página da Secretaria da Fazenda clicando aqui.

Notícias relacionadas