Chuvas intensas e temporais voltam a ocorrer em SC nos próximos dias

Na sexta-feira, 10, a instabilidade recua em direção ao RS, mas segue mantendo condição para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Litoral Sul e as áreas serranas mais próximas ao litoral.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

A atuação de um bloqueio atmosférico, que têm mantido as instabilidades aprisionadas entre o Uruguai e a região Sul do Brasil desde a última semana, deve impedir que a frente fria que chegou ao estado nesta quinta-feira, 9, avance em direção ao Sudeste do Brasil. Assim, este sistema deve permanecer estacionado entre o centro/norte do RS e áreas de SC que fazem divisa com o estado gaúcho até o início da próxima semana.

Desta forma, a chuva que já deve ocorrer em várias regiões de SC no decorrer de hoje e que em alguns locais deve vir na forma de temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo, deve persistir em parte do estado nos próximos dias. Nas áreas do sul do Planalto e Litoral Sul, as chuvas devem ser mais frequentes e com volumes mais expressivos.

Na sexta-feira, 10, a instabilidade recua em direção ao RS, mas segue mantendo condição para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Litoral Sul e as áreas serranas mais próximas ao litoral. No sábado, 11, a chuva recua ainda mais para sul, favorecendo aberturas de sol e aquecimento em áreas do centro/norte do estado, incluindo trechos do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Oeste, onde as temperaturas devem variar de 27°C a 32°C. Desta forma, também há risco para temporais isolados nestas regiões.

No domingo, 12, a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica segue favorecendo o registro de chuvas intensas e volumosas entre o nordeste do RS e parte do Planalto Sul e Litoral Sul catarinense. Em áreas do Grande Oeste que fazem divisa com o RS, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a combinação calor e a proximidade das instabilidades favorecem a formação de temporais isolados entre a tarde e à noite.

Na segunda-feira, 13, uma frente fria se forma no oceano e começa a se deslocar lentamente para norte, favorecendo não só a continuidade das chuvas nas áreas anteriormente citadas, como também aumentando o risco para temporais isolados em todas as regiões catarinenses. Na terça-feira, 14, o sistema ainda segue favorecendo chuvas no norte de SC, mas ao longo do dia o avanço de uma área de alta pressão associado a uma massa de ar frio e seco passa a firmar o tempo em todo o estado, além de provocar um declínio nas temperaturas.

Confira os detalhes

Sexta-feira (10/05):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC, mais encoberto com chuva e temporais localizados no Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais mais elevados na divisa com o RS.
Temperatura: mais amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: cavado no norte do RS.

Sábado e domingo (11 e 12/05):
Tempo: sol entre nuvens em boa parte do estado. No Planalto Sul e Litoral Sul, tempo instável com chuva e temporais localizados, com pontuais mais elevados na divisa com o RS, devido a um sistema de baixa pressão.
Temperatura: mais amena no sul do estado e em elevação nas demais regiões.
Vento: variável de noroeste a sul/nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Segunda-feira (13/05):
Tempo: instável com céu encoberto e chuva em SC, com risco de temporais localizados, devido ao avanço de uma nova frente fria.
Temperatura: em declínio mais acentuado.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas