Ambiental de Laguna atua em novo torneio de canto de pássaros

Os donos dos pássaros vão responder pelos crimes de utilizar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão para isso e de infração de medida sanitária preventiva.
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna voltou a atuar em um novo torneio de canto de pássaros. A ocorrência registrada neste domingo, 28, ocorreu em Armazém e contou com a presença da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Segundo o Portal Sul Agora, foram apreendidas 40 aves, algumas com valor estimado entre colecionadores em cerca de R$ 50 mil. Houve ainda correria de participantes e abandono de parte dos animais.

A operação deste domingo, em Armazém, resultou na confecção de 23 termos circunstanciados e mais 16 autos de infração ambiental por parte da Polícia Militar Ambiental, além de seis autos de infração por parte da Cidasc.

As equipes chegaram no local após denúncias. Várias pessoas foram flagradas no cometimento dos crimes e contravenções, sendo que ao todo foram 40 pássaros apreendidos, alguns em extinção. Os animais que foram apreendidos foram conduzidos à Polícia Militar Ambiental de Laguna, onde posteriormente serão encaminhados ao Hospital Veterinário da Unisul, em Tubarão.

Os donos dos pássaros vão responder pelos crimes de utilizar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão para isso e de infração de medida sanitária preventiva.

Em Tubarão

Na última semana, a PMA encerrou um torneio de canto de pássaros que ocorria em Tubarão. A fiscalização envolveu também servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc). A realização de eventos do gênero está temporariamente proibida por questões sanitárias, gripe aviária, conforme a portaria conjunta SAR/IMA nº 16/2023.

Segundo a PMA,  os responsáveis pela organização e os frequentadores do evento responderão criminalmente e administrativamente e os frequentadores. As aves também foram apreendidas.

Cerca de 20 pessoas foram identificadas e qualificadas. Já a Cidasc autuou o responsável pelo evento, assim como os demais proprietários das aves referente a questão sanitária.

Notícias relacionadas