Semana quente, abafada e com temporais localizados

A segunda-feira, 18, ainda começa com tempo firme em Santa Catarina, mas a partir da tarde, uma baixa pressão atmosférica aliada ao forte calor e umidade, deixa o tempo instável em todas as regiões.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A segunda-feira, 18, ainda começa com tempo firme em Santa Catarina, mas a partir da tarde, uma baixa pressão atmosférica aliada ao forte calor e umidade, deixa o tempo instável em todas as regiões. Há condições para temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e os planaltos. Antes das chuvas as temperaturas se elevam e o calor predomina novamente, com máximas entre 30 e 35°C em boa parte do estado.

Na terça, 19, o dia começa com tempo estável, porém com maior nebulosidade sobre o estado. A partir da tarde, um sistema de baixa pressão atmosférica aliado ao processo de formação de uma frente fria no RS segue favorecendo a ocorrência de temporais em todas as regiões de SC, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul com risco moderado para ocorrências meteorológicas. Com a maior cobertura durante o dia, as temperaturas sobem menos e ficam entre 27 e 32°C em todas as regiões, mas a sensação de abafamento continua.

Na quarta-feira, 20, ainda há condições para temporais com chuva intensa no Oeste e Extremo Oeste catarinense. Já na quinta-feira, 21, com o afastamento da frente fria, a instabilidade reduz sobre o estado, com condições apenas para chuvas esparsas e de fraca intensidade. Nestes dias as temperaturas oscilam entre 27 e 30°C na maior parte do estado, ficando entre 30 e 32°C em áreas do Oeste, Litoral Sul e Alto Vale.

Confira os detalhes

Segunda-feira (18/12): 
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde condição de pancadas de chuva e temporais localizados.
Temperatura: alta com ar abafado, com máxima de 30°C a 36°C.
Vento: nordeste, com variação para sul do Extremo Oeste ao Planalto, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: massa de ar quente em SC. Cavado (área de baixa pressão) e frente fria no RS.

Terça-feira (19/12): 
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde pancadas de chuva e temporais localizados devido ao calor, um cavado e uma frente fria no RS.
Temperatura: alta com ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta e Quinta-feira (20 e 21/12): 
Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva no início e fim do dia na Grande Florianópolis e norte do estado devido a circulação marítima, e com pancadas de chuva nas demais regiões a partir da tarde devido ao calor.
Temperatura: alta com ar abafado.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas