Processo de registro da União dos Artistas como patrimônio de SC tem avanço importante

Instituição centenária, banda foi fundada em 1860.
Divulgação/SMUA

A Sociedade Musical União dos Artistas deu um passo importante para receber mais uma certificação cultural. A centenária banda, fundada em 3 de maio de 1860, teve aprovada a abertura de um processo para ser registrada no Livro das Formas de Expressão, o que pode lhe tornar patrimônio imaterial de Santa Catarina.

O ato da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), assinado pelo presidente da autarquia Rafael Nogueira, saiu na última sexta-feira, 22, no Diário Oficial do Estado (DOE). O Livro de Registro das Formas de Expressão é um destinado às a serão inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

O pedido de registro foi protocolado em março deste ano. “Temos uma excelente expectativa, existe o pleito e temos muito orgulho”, comenta a diretora de comunicação da banda, Edyara Silveira.

A União dos Artistas completou 163 anos em 2023 e atualmente passa por um processo de renovação com a incorporação de novos músicos, fruto do projeto Em-Cantar, fomentado com recursos da própria FCC.

Em março, dirigentes da banda levaram histórico e documentações para FCC – Divulgação/SMUA

Previous
Next