Polícia Ambiental repassa para entidade pescados apreendidos em fiscalização

Peixes foram encontrados em uma rede de emalhe colocada de forma irregular, sem identificação e acima de um terço da largura do rio.
Divulgação/PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) repassou seis bagres brancos, uma espécie protegida por lei, que foram apreendidos em uma operação de fiscalização realizada no Complexo Lagunar e no rio Tubarão na noite de quarta-feira, 20.

Os peixes foram encontrados nas proximidades do município de Capivari de Baixo em uma rede de emalhe colocada de forma irregular, sem identificação e acima de um terço da largura do rio.

A entidade beneficiada com a doação foi a Casa de Acolhida Filhos Prediletos, que recebeu os pescados na manhã de quinta-feira, 21.

Como pedir doação de pescados

Uma portaria conjunta do comando da PMA em Santa Catarina e do Instituto do Meio Ambiente, publicada em junho de 2019, norteia os procedimentos tomados pela corporação quanto a doação. O texto deixa claro que os bens podem ser repassados para instituições públicas de caráter científico, cultural, educacional, hospitalar, penal e militar, bem como para outras entidades com fins beneficentes.

A corporação já tem uma lista com algumas entidades pré-cadastradas para recebimento dessas doações, mas a relação pode ser ampliada. Os beneficiados são acionados quando há possibilidade de doação e que devem buscar o pescado imediatamente, já que a corporação não tem condições de armazenar. Em alguns casos, o infrator é obrigado a transportar o pescado até a entidade.

Para obter mais informações ou fazer o cadastro para receber os pescados, é possível entrar em contato pelo telefone (48) 3647-7880.