Natal com temporais localizados em SC

As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o RS já na madrugada, e seguem em direção às demais regiões no decorrer do dia. Os ventos também ganham força e sopram constantes no estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

No dia de Natal, segunda-feira, 25, os temporais com chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo voltam a ocorrer no estado com maior intensidade, devido a passagem de uma frente fria associada ao processo de formação de um ciclone extratropical no mar, entre a costa de SC e do RS. As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o RS já na madrugada, e seguem em direção às demais regiões no decorrer do dia. Os ventos também ganham força e sopram constantes no estado, com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Na terça, 26, com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões, com maior presença de nuvens entre a madrugada e a manhã e predomínio do sol em todo o estado no restante do período. Com o deslocamento do ciclone extratropical para o oceano, os ventos seguem atuando, dessa vez mais restritos à metade leste do estado, principalmente nas áreas litorâneas, com rajadas de direção sul variando entre 50 a 70 km/h (pontualmente mais fortes), deixando também o mar agitado em toda a costa catarinense, com ondas de direção sul e alturas entre 2,0 m e 2,5 m e picos de até 3 m.

Na quarta-feira, 27, e na quinta, 28, o sol predomina no Grande Oeste e na metade leste o tempo fica com sol, variação de nuvens e chance de chuva fraca e isolada do Baixo Vale ao Litoral Norte nos extremos do dia. Durante a quarta (27), o mar segue agitado entre a madrugada e a manhã, baixando gradativamente ao longo da tarde e da noite e as temperaturas ficam mais amenas em relação aos dias anteriores, ficando abaixo dos 30°C em todo o estado.

Confira os detalhes

Segunda-feira (25/12): 
Tempo: muitas nuvens e chuva e temporais em SC, no decorrer do dia do Extremo Oeste ao Litoral Sul e com sol e temporais à tarde nas demais regiões, devido a áreas de baixa pressão (cavado) e passagem de uma frente fria por SC, associada a um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e RS. Há risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste passando a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema:  cavado (área de baixa pressão) e frente fria no litoral norte do RS e SC.

Terça-feira (26/12): 
Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã, com sol em todas as regiões de SC no decorrer do dia.
Temperatura: diminui.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Quarta-feira (27/12): 
Tempo: sol em SC.
Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.
Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (28/12): 
Tempo: sol em SC, Do Oeste ao Litoral Sul, aumento de nebulosidade.
Temperatura: em pequena elevação.
Vento: sul e nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas