Fim de semana de calor intenso e temporais localizados

Neste sábado, 16, o sol predomina no estado em grande parte do dia, entretanto, entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o calor, favorece a formação de temporais isolados e a ocorrência de pancadas de chuva entre o Oeste, planaltos, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Neste sábado, 16, o sol predomina no estado em grande parte do dia, entretanto, entre a tarde e à noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o calor, favorece a formação de temporais isolados e a ocorrência de pancadas de chuva entre o Oeste, planaltos, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Além disso, em função da circulação marítima, há condições para chuvas fracas passageiras no início e principalmente no final do dia entre Florianópolis, Baixo e Médio Vale e Litoral Norte.

No domingo, 17, o sol segue predominando durante a maior parte do período no estado. Entre a tarde e a noite, instabilidades atmosféricas voltam a fornecer condições para ocorrência de pancadas de chuva e formação de temporais isolados no Grande Oeste, planaltos e no Litoral Sul. Entre Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, há chance de chuvas rápidas nos extremos do dia.

A segunda-feira, 18, começa com maior nebulosidade entre o Meio-Oeste e o litoral, que diminui ao longo da manhã dando lugar ao sol. Entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Florianópolis, a circulação marítima ainda favorece a ocorrência de chuvas fracas e esparsas entre a madrugada e manhã. Entre o final da manhã e à noite, a combinação de calor com instabilidades atmosféricas, além da aproximação de uma frente fria pelo RS, desencadeia a formação de temporais e a ocorrência de pancadas de chuva.

Na terça, 19, um sistema de baixa pressão atmosférica aliado ao processo de formação de uma frente fria no RS segue favorecendo a ocorrência de temporais em todas as regiões de SC, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul com risco baixo a moderado para ocorrências. Na quarta-feira, 20, a instabilidade reduz sobre o estado, com condição para temporais concentrada nas áreas próximas ao RS. No litoral, a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas.

Confira os detalhes

Sábado e Domingo (16 a 17/12): 
Tempo: sol e poucas nuvens em SC. No decorrer da tarde e noite condição de pancadas isoladas de chuva, com risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada, calor intenso no estado, com máxima próxima de 36°C a 40°C, especialmente no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: massa de ar quente em SC. À tarde convecção isolada devido ao calor.

Segunda-feira (18/12): 
Tempo: sol entre nuvens em SC. A partir da tarde pancadas de chuva com temporais localizados devido a um cavado (área de baixa pressão), o forte calor e aproximação de uma frente fria.
Temperatura: segue elevada, calor intenso no estado, com máxima próxima de 36°C a 40°C, especialmente no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste com variação para sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (19/12): 
Tempo: sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva e temporais localizados a partir da tarde devido a um cavado (área de baixa pressão) e uma frente fria no litoral do RS.
Temperatura: diminui.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.