Dia da Consciência Negra se torna feriado nacional

Em Laguna, a data passou esquecida pelo poder público nos últimos dois anos, sendo lembrada por iniciativas pontuais, organizadas por escolas e entidades ligadas à cultura afro.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A partir do próximo ano, o dia 20 de novembro será feriado nacional em lembrança aos Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A lei que institui a data no calendário foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quinta-feira, 21.

O dia 20 relembra o marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, que foi um dos maiores do Brasil durante o período colonial. Antes da lei, a data era feriado em seis estados e em mais de 1,2 mil cidades pelo país.

Em Laguna, a data passou esquecida pelo poder público nos últimos dois anos, sendo lembrada por iniciativas pontuais, organizadas por escolas e entidades ligadas à cultura afro. “É um marco civilizatório, que demarca a luta de um líder nato, Zumbi dos Palmares, um homem do século 17, que se rebelou contra os desmontes do escravismo negro no Brasil na época da colônia. E essa valorização demarcando o Dia Nacional da Consciência Negra em território brasileiro, é um importante aceno público da valorização em prol da historicidade negra dessa país que sempre esteve a margem; uma conquista imensurável sobpondo de vista imaterial e existencial.
Ou seja, é uma reafirmação na luta antirracista”, observa a professora Dilsimar da Silva Tereza, a Mana Tereza.

Há 20 anos, a educação brasileira tem a obrigação de incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo e há doze, o 20 de novembro foi oficializado, então como data comemorativa, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Previous
Next