Calorão continua nesta quarta

Nesta quarta-feira, 20, a instabilidade diminui na maior parte do estado, mas ainda há chance de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva intensa no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Nessas áreas o calor segue predominando, com máximas entre 30 e 33°C.
Foto: Anderson Alano/Colaboração/Agora Laguna

Nesta quarta-feira, 20, a instabilidade diminui na maior parte do estado, mas ainda há chance de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva intensa no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Nessas áreas o calor segue predominando, com máximas entre 30 e 33°C. No restante do estado a nebulosidade varia e as temperaturas sobem um pouco menos em comparação aos dias anteriores, com máximas entre 26°C e 29°C.

Na quinta, 21, se mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste e Extremo Oeste do estado, ainda com risco baixo para ocorrências associadas. Nas demais áreas, uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme, com predomínio de sol. O dia amanhece com temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores, especialmente nas áreas serranas onde as mínimas ficam entre 10 e 14°C. Já à tarde as temperaturas continuam altas, ultrapassando os 30°C na maioria das áreas.

Entre a sexta-feira, 22, e o sábado, 23, a intensificação de uma baixa pressão deixa as chuvas mais abrangentes no estado, retornando as condições para temporais com chuva intensa na maioria das áreas. O calor volta a se intensificar, especialmente no sábado, quando as máximas ultrapassam os 35°C no Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense.

Confira os detalhes

Quarta-feira (20/12): 
Tempo: na Grande Florianópolis e norte do estado, sol entre nuvens em SC, com chuva no início e fim do dia, devido à circulação marítima. No Oeste e Meio-Oeste, sol com pancadas de chuva à tarde, devido ao calor, com risco de temporais no oeste.
Temperatura: mais alta no Oeste.
Vento: leste a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar quente e cavado no RS.

Quinta-feira (21/12): 
Tempo: na Grande Florianópolis e norte do estado, sol entre nuvens em SC. Do Oeste ao Sul, mais Vale do Itajaí, sol com pancadas de chuva a partir da tarde, devido ao calor em SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

Sexta-feira e sábado (22 e 23/12): 
Tempo: sol em SC com pancadas de chuva e temporais localizados a partir da tarde, devido ao calor e frente fria no litoral de SC.
Temperatura: mais elevada no norte de SC.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.