Associação de Surf encaminha ofício sobre mudança de finalidade da Praça Seival

O ofício divulgado nesta segunda-feira, 11, vem assinado pelo presidente da ASL, Maurílio Kfouri Neto e Reinaldo Langer, diretor de meio ambiente da associação.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A Associação de Surf de Laguna (ASL) encaminhou ofícios solicitando a revogação da Lei nº 1.646, de 2013, alterando a finalidade de uso da Praça Seival, na região dos Molhes, bairro Mar Grosso.

O documento, enviado à Câmara de Vereadores, prefeitura, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Meio Ambiente pede que o espaço seja alterado de local de eventos para esportes.

Mais cedo, durante entrevista em uma rádio da cidade, o prefeito Samir Ahmad já havia antecipado que o setor jurídico da prefeitura encaminharia ainda hoje um projeto de lei que irá readequar o uso do espaço, atualmente autorizada para eventos. “Vai passar a ser uso local, com parque e atrativo para o público”, garantiu.

“Sabemos também que estes tipos de eventos supracitados acabam gerando diversos problemas socioambientais, como lixo, danos ao patrimônio público, necessidades fisiológicas em local público e inadequado, sexo ao ar livre em ambiente público, poluição sonora, perda de qualidade da mobilidade urbana, bloqueio de acesso à praia, danos ao turismo familiar, ao turismo de sol/praia e ao ecoturismo, perda de qualidade de vida dos munícipes, abalo na segurança pública, problemas para pessoas autistas, idosas, crianças, danos à imagem do município, dentre muitos outros”, diz um trecho do ofício da ASL.

O documento ainda diz que utilizar aquela praça para grandes eventos impactantes não seja a real vocação e o real potencial dos Molhes do Mar Grosso. “A ASL não é contra os eventos, apenas crê que a orla do Mar Grosso não seja o local adequado para eles”, finaliza.

Sobre o Moto Laguna, o prefeito de Laguna comentou que “é um evento que não interessa mais para o município. Passa a não ter mais interesse público”. Reuniões nos próximos dias devem debater o assunto.

Em outros entrevistas e vídeos, o prefeito garante que o último evento que será realizado no local será  no dia 6 de janeiro. Após isso, não teremos mais os megaeventos na Seival”, disse Ahmad.

O ofício divulgado nesta segunda-feira, 11, vem assinado pelo presidente da ASL, Maurílio Kfouri Neto e Reinaldo Langer, diretor de meio ambiente da associação.