Colombo Salles, ex-governador, morre aos 97 anos

Governo catarinense decretou luto oficial de três dias.
Foto: Solon Soares/Agência AL/Arquivo

O ex-governador Colombo Machado Salles morreu, aos 97 anos, nesta terça-feira, 14. Lagunense, ele governou Santa Catarina de 1971 a 1975. O Estado decretou luto oficial de três dias.

No começo de outubro, Colombo Salles havia ficado internado alguns dias em um hospital na capital. A causa da morte não foi divulgada.

Engenheiro civil por formação, Salles sempre se descreveu como “governador por acidente” e foi levado ao Poder Executivo pelo perfil técnico, ficando no cargo de 1971 a 1975. Sua gestão é lembrada pelo Projeto Catarinense de Desenvolvimento (PCD), que teve como objetivo principal a integração regional de Santa Catarina, onde foram abertos mais de 500 quilômetros de estradas, resultando na modernização da rede de comunicações e implantação de 85 mil linhas telefônicas.

Entre outras ações, também foi no seu governo que surgiu a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e foi feita a segunda ponte de ligação entre a ilha de Santa Catarina e o Continente, que recebeu seu nome. Em Laguna, a principal avenida do Centro também lhe homenageia.

Previous
Next