Iphan licita programa de educação patrimonial e manutenção no sambaqui de Cabeçuda

Certame corre desde 16 de novembro e aceitará propostas até dia 21 de dezembro
Foto: Alexandre Demanthé/Grupep

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu licitação para contratar serviço de arqueologia especializado para um programa de educação patrimonial e manutenção do Sambaqui Cabeçuda 1, em Laguna.

“O Sambaqui Cabeçuda, para quem não sabe, é um dos mais importantes que a gente tem no país. Foi quem inspirou a Lei da Arqueologia e é um sítio bastante importante para a ciência e a cultura arqueológica brasileira”, descreve o arqueólogo Alexandro Demathé. O especialista lembra que a última grande intervenção na área ocorreu na época da Ponte Anita Garibaldi, quando foram identificados sepultamentos com mais de 4 mil anos atrás. “Podemos pensar que foi um sítio usado por populações antigas por cerca de 2 mil anos”, completa.

Na época da construção da ponte, entre 2012 e 2015, também foram feitas ações de educação patrimonial, mas sem um resultado totalmente satisfatório, no que diz respeito a manutenção, conservação e fiscalização para proteção da área, que também preserva oficinas líticas. Conforme o Iphan, serão produzidos quatro produtos: o primeiro com projeto de manutenção da área do sítio arqueológico, com monitoramento arqueológico, além da realização de levantamento topográfico; o segundo inclui relatório de manutenção da área; o terceiro é o projeto de educação patrimonial no entorno do sambaqui.

O certame corre desde 16 de novembro e aceitará propostas até dia 21 de dezembro, neste site.