Por risco de gripe aviária, contato com animais debilitados na praia deve ser evitado

Doença viral, a IAAP afeta principalmente as aves, especialmente as aquáticas. Todavia, já há registros de transmissão para mamíferos marinhos, ocasionando mortes nestas espécies de animais.
Foto: Cristiane Kolesnikovas/R3 Animal/Divulgação

Após novos casos de gripe aviária (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade ou IAAP), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu uma série de orientações à população, sobretudo evitar o contato direto com animais marinhos, especialmente os pinípedes (lobos e leões marinhos), que aparecem na costa, e que podem estar contaminados.

Doença viral, a IAAP afeta principalmente as aves, especialmente as aquáticas. Todavia, já há registros de transmissão para mamíferos marinhos, ocasionando mortes nestas espécies de animais. As principais orientações são:

  • Não se aproximar, alimentar ou tocar em animais silvestres;
  • Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, NÃO se aproximar nem tentar levantá-los e socorrê-los, eles são animais selvagens e podem atacar. Comunicar os órgãos ambientais competentes para o resgate, através do telefone da Cidasc: 0800 644 9300, ou pelo e-Sisbravet;
  • Não se aproximar de animais mortos. Comunicar os órgãos ambientais competentes e a prefeitura para recolhimento da carcaça;
  • Prevenir o contato de animais domésticos (exemplo: cães e gatos) com animais silvestres, evitando a circulação destes na beira da praia;
  • Em caso de contato com animais marinhos suspeitos ou com carcaças, intensificar medidas de desinfecção e atentar para o aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 10 dias. Em caso de suspeita, procurar atendimento médico mais próximo e informar sobre o histórico de exposição prévia.

Notificação é importante

A notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial é fundamentalmente necessária para proteção da pecuária nacional e da saúde pública. O procedimento pode ser feito  presencialmente ou por telefone em qualquer instância local, regional, estadual ou federal do Serviço Veterinário Oficial, representado pelos Órgãos Estaduais de Sanidade Agropecuária e pelas Superintendências Federais de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A notificação também pode ser realizada diretamente no site do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). A notificação será imediatamente encaminhada ao responsável do Serviço Veterinário Oficial no município de localização da suspeita ou doença registrada. Para isso, é importante que a localização do estabelecimento onde se encontram os animais envolvidos na notificação seja a mais precisa possível para possibilitar a investigação.

Notícias relacionadas