Santa Catarina entrou em situação de emergência. O governador Jorginho Mello (PL) baixou decreto, no sábado, 7, determinando a medida, que foi motivada em razão do alto volume de chuva. No território barriga-verde, são 120 municípios atingidos com registro de ocorrências em relação às chuvas.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa com secretários e comandantes de forças de segurança em Florianópolis. “O Estado está unido, fazendo tudo o que pode ser feito, mas, neste momento o pedido é para que as pessoas busquem abrigo seguro, deixem as residências se for preciso. Nós precisamos resguardar o que mais importa, que é a vida das pessoas”, disse o governador.
Na região de Laguna, apenas os municípios de Capivari de Baixo, Gravatal, Pedras Grandes, Tubarão e Grão-Pará tomaram medida semelhante e a cidade de São Martinho avalia a possibilidade. “É muita chuva em um curto período de tempo. Na próxima quarta-feira, a previsão é de mais chuva, então, estamos diante de um cenário pior do que o previsto, precisamos que as pessoas sigam as recomendações dos órgãos oficiais e preservem, em primeiro lugar, suas vidas”, pediu Jorginho Mello.