Saiba como contribuir com a tradição de Cosme e Damião

Cena já se tornou conhecida na cidade, com as crianças indo de bairro em bairro para ganhar os saquinhos com os doces, balas e outros quitutes.
Foto: Rafael Budini/Divulgção

Anualmente, umbandistas, praticantes da cultura afro, simpatizantes e devotos de São Cosme e Damião promovem a distribuição de saquinhos de balas, doces e outros quitutes para crianças.

Isso acontece sempre em 27 de setembro e é uma cena que já se tornou conhecida na cidade, com as crianças indo de bairro em bairro para ganhar os saquinhos com os doces, balas e outros quitutes.

Em Laguna, é possível contribuir com essas iniciativas. Águas de Oxum organiza a distribuição de até 1,5 mil pacotes neste dia e montou uma vaquinha virtual com intenção de arrecadar recursos para esse fim. Disponível na plataforma Vakinha (código 3991160), o objetivo é chegar a R$ 1,5 mil (acesse aqui para contribuir).

O Grupo Espiritualista Rainha do Mar recebe doações para a realização do tradicional almoço e distribuição de doces que podem ser entregues na sede, na rua Coronel Fernandes Martins, nº 87, no Progresso (próximo BH). Mais informações: (48) 3644-1964.

Cosme e Damião

Irmãos gêmeos, São Cosme e São Damião teriam sido médicos e conquistaram a santidade pelo fato de não terem cobrado para exercer a medicina em vida, por devoção à fé. Os dois morreram por volta do ano de 300 d.C.

Os dois são celebrados pela Igreja Católica em 27 de setembro, pela Igreja Ortodoxa em 1º de julho, e também nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, igualmente lembrados em 27 de setembro.

Previous
Next