Laguna tem novo foco de gripe aviária detectado

Vírus é de alta patogenicidade em aves silvestres e também foi confirmado em um bobo-pequeno na cidade de Bertioga, litoral de São Paulo. Com os dois registros, o Brasil soma 105 focos da doença. 
Divulgação/PLNP/UFRGS

Uma ave da espécie trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) encontrada em Laguna estava infectada pelo vírus da gripe aviária, informou, na segunda-feira, 18, o Ministério da Agricultura (Mapa). O Brasil já soma 105 focos da doença. Pouco mais de um mês atrás, um pinguim também teve diagnóstico positivo para o virus.

O vírus é de alta patogenicidade em aves silvestres e também foi confirmado em um bobo-pequeno na cidade de Bertioga, litoral de São Paulo. Com os dois registros, o Brasil soma 105 focos da doença.

O Mapa também comunicou ter efetuado a confirmação de um caso em aves domésticas no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, sendo o terceiro registro no país nesse tipo de criação.

A boa notícia é que, embora haja registro, nenhuma ocorrência de gripe em plantéis comerciais foi confirmados e o país segue com o status de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).